Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja matriz de São Sebastião da Pedreira
Designação
DesignaçãoIgreja matriz de São Sebastião da Pedreira
Outras Designações / PesquisasIgreja de São Sebastião da Pedreira / Igreja Paroquial de São Sebastião da Pedreira / Igreja de São Sebastião (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Lisboa/Avenidas Novas
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de São Sebastião da PedreiraLisboa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.732483-9.151333
DistritoLisboa
ConcelhoLisboa
FreguesiaAvenidas Novas
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 39 521, DG, I Série, n.º 21, de 30-01-1954 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaFundada no tempo de D. João IV no sítio da Pedreira, e inaugurada em 1652, esta igreja mostra um prospecto de severo "estilo chão", com fachada de duas torres servida por escadório lateral a fim de vencer o desnível do adro.
Já o interior revela um precioso recheio de arte barroca dos séculos XVII e XVIII, de certo modo inesperado face à secura do exterior, e que se integra dentro do conceito da 'arte total', tão específico dos programas decorativos portugueses da Idade Moderna. A obra de talha dourada da capela-mor, de Estilo Nacional, é devida ao entalhador Manuel João da Fonseca (1685). Nesta capela-mor, encontra-se o túmulo de D. João Bermudes, patriarca de Alexandria e Etiópia, falecido em 1570, que procede da anterior ermida. Os efeitos do terremoto foram nocivos e impuseram muitas obras de restauro no templo, mas ainda resta, da campanha anterior a 1755, a obra do coro barroco, com colunas de elegância berniniesca, em pedra acinzentada, suportando uma balaustrada, que remete para campanha barroca do início do século XVIII.
O terremoto de 1755 fez estragos no templo, tendo desaparecido o tecto de caixotões de brutesco (1670) que cobria a nave; o actual tecto, de pintura em estuque, alusivo ao orago, data do fim do século XIX e deve-se a João Câncio de Sousa. Chegaram até hoje, as telas do sub-coro, com cenas da iconografia de São Sebastião, pintadas em 1740 por Jerónimo da Silva, que aqui demonstra ser um dos mais conceituados pintores de figura activos em Lisboa na época joanina. Na capela do Sacramento, existe uma tela de Cyrillo Volkmar Machado.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAqueduto das Águas Livres, seus aferentes e correlacionados (Concelhos de Lisboa, Amadora, Odivelas, Oeiras e Sintra)
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Igreja de São Sebastião da Pedreira - Fachada principal

Igreja de São Sebastião da Pedreira - Interior: púlpito

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt