Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castelo de Torrejão
Designação
DesignaçãoCastelo de Torrejão
Outras Designações / PesquisasBaluarte do Torrejão / Atalaia do Torrejão / Torre de Atalaião / Torre de Torrejã / Torre de Vigia / Atalaia / Torre do Atalaião (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Castelo
TipologiaCastelo
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Portalegre/Reguengo e São Julião
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Torrejão Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.293068-7.423241
DistritoPortalegre
ConcelhoPortalegre
FreguesiaReguengo e São Julião
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA torre do Atalaião é uma insólita construção de carácter militar, datada da Idade Média, e que chegou aos nossos dias em adiantado estado de ruína. Acerca dela desconhece-se quase tudo, desde a data em que foi erigida até à sua função específica, passando por eventuais fases de reforma e de actualização estratégico-militar.
Os dados de que dispomos, na actualidade, recuam o projecto fundacional desta torre à Baixa Idade Média, muito provavelmente ao mesmo momento em que se edificaram o castelo e as muralhas góticas de Portalegre. A quase seiscentos metros de altura, e em posição altaneira em relação à vila, é natural que este monte dominante fosse aproveitado como posto de vigia avançado, ao mesmo tempo que se dotava o burgo de uma estrutura defensiva de relevo. Os vestígios materiais que se conservam parecem confirmar uma cronologia na viragem para o século XIV, como se demonstra pela existência de matacães nos ângulos da construção.
Planimetricamente, a torre apresenta uma grande coerência programática: planta quadrada, regular, adapta as condicionantes do terreno à sua peculiar implantação, característica vincadamente gótica, por oposição às fortalezas românicas, cujo traçado seguia fielmente as curvas de nível do terreno. Infelizmente, o interior do recinto amuralhado encontra-se em muito mau estado, com sucessivos derrubes. Ainda assim, é possível distinguir "três compartimentações, intercomunicantes na zona central" (BUCHO, 1997, DGEMN on-line), restando a dúvida acerca da sua exacta cronologia.
Na época moderna, possivelmente na viragem para o século XVIII, a torre foi objecto de uma reforma. Apesar de não podermos identificar, com rigor, a data desta empreitada, é natural que esteja associada à campanha da fortaleza de Portalegre, realizada após a restauração da Independência, em 1640. Com efeito, uma gravura de inícios do século XVIII retrata a fortaleza com um figurino estético moderno. Infelizmente, não conhecemos suficientemente bem os contornos desta última fase construtiva. Ao que tudo indica, os trabalhos limitaram-se a uma actualização estratégica do conjunto, realçando-se a sua posição dominante pelo maior escarpamento da base, mas faltam ainda as desobstruções do interior e um estudo sério do monumento para que se possa ter algumas certezas.
Mais de dois séculos de abandono determinaram a ruína de consideráveis secções do monumento. Em 1996 desmoronou grande parte da muralha virada a Norte e a perspectiva imediata é a de que também outros pontos da cerca não resistam.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Roteiro dos Monumentos Militares PortuguesesALMEIDA, João deEdição1948Lisboa
Inventário Artístico de Portugal - vol. I (Distrito de Portalegre)KEIL, LuísEdição1943Lisboa

IMAGENS

Castelo de Torrejão - Enquadramento geral

Castelo de Torrejão - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt