Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Nossa Senhora da Visitação do Carvoeiro
Designação
DesignaçãoCapela de Nossa Senhora da Visitação do Carvoeiro
Outras Designações / PesquisasIgreja da Misericórdia / Capela da Santa Casa da Misericórdia do Carvoeiro / Capela de Nossa Senhora da Visitação (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Mação/Carvoeiro
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da MisericórdiaCarvoeiro Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.622682-7.922524
DistritoSantarém
ConcelhoMação
FreguesiaCarvoeiro
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal)
CronologiaDespacho de 23-12-1996
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaInstituída no início do século XVII pelo padre Jorge Fernandes, reitor da povoação do Carvoeiro (SEQUEIRA, 1949), a Capela de Nossa Senhora da Visitação é um pequeno templo integrado na malha urbana, que estaria deste a sua edificação integrada na irmandade de Misericórdia local.
O templo é composto por três corpos distintos que formam a planimetria longitudinal, o espaço único da nave, rectangular, a capela-mor quadrangular, e um anexo para apoio aos serviços litúrgicos.
Embora apresente uma estrutura arquitectónica modesta, o templo destaca-se pelo programa decorativo interior que apresenta modelos de alguma erudição. Exemplo é o retábulo principal, de estrutura maneirista imitando uma composição arquitectónica, com sete painéis a óleo, figurando nas predelas São Jorge e o dragão , São Jerónimo e São Pedro . O registo intermédio foi preenchido com tábuas que figuram cenas da vida de Cristo, nomeadamente O beijo de Judas , A agonia do Senhor no horto e O Senhora da Cana Verde , e o último registo apresenta uma Visitação .
As figuras dos registos inferiores apresentam uma composição de gosto maneirista, evidente nas linhas alongadas e contorcidas, que se afasta não só dos habituais temas marianos dos templos ligados às Misericórdias como indicam uma data de execução anterior à edificação da capela, sendo também evidente que o retábulo não foi criado para o espaço onde se encontra colocado (PEREIRA, Maria Amélia Horta, A Capela de Nossa Senhora da Visitação do Carvoeiro, processo de classificação, IPPAR, 1995).
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, Distrito de SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1949LisboaLocal de Edição - Lisboa Publicado a 1949 Data do Editor : 1949

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt