Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja Paroquial de São Brissos
Designação
DesignaçãoIgreja Paroquial de São Brissos
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de São Brissos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Montemor-o-Novo/Santiago do Escoural
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -São Brissos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoÉvora
ConcelhoMontemor-o-Novo
FreguesiaSantiago do Escoural
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma) , alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251, de 28-12-2012 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado até 31-12-2012 pelo Decreto-Lei n.º 115/2011, DR, 1.ª série, n.º 232, de 5-12-2011 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaAntiga sede de paróquia, a Igreja de São Brissos terá sido fundada no tempo do bispado do Infante D. Afonso, havendo notícia da sua existência já no ano de 1534 (ESPANCA, 1975).
De planta rectangular disposta longitudinalmente, o templo apresenta uma fachada cujo modelo de "tipo rural" (Idem, ibidem) é composta por alpendre coberto por abóbada polinervada de gosto manuelino e frontão contracurvado rematado por sineira.
No espaço interior destaca-se o rico programa decorativo, composto por inúmeras composições de pintura mural seiscentista, elaborada por oficinas eborenses (Idem, ibidem).
A nave é decorada por quinze painéis, representando o Apostolado e os santos bispos de Évora, São Manços, São Jordão e São Brissos, nas quais se denota "(...) particular encanto nas expressões ingénuas dos personagens e nos tons quentes dos frescos (...)", apresentando afinidades com as pinturas que decoram o tecto da Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, em São Matias (Idem, ibidem).
O arco cruzeiro é pintado com uma sequência de tabelas geométricas que enquadram, ao centro, as figuras de Santo Amara e de São Luís Rei, abrindo para o espaço da capela-mor, também totalmente revestido por pinturas parietais.
Nas paredes da capela-mor foram pintadas as representações de Santa Bárbara, São Geraldo Santa Apolónia e São Neutel, do lado do Evangelho, e Santa Luzia, São Brissos e São Romão na parede fronteira (Idem, ibidem).
A cúpula que cobre este espaço apresenta um conjunto de oito santos de "melhor factura", Santa Clara, Santa Catarina de Sena, São Francisco de Assis, São Domingos de Gusmão, Santo Ambrósio, São Gregório Magno, Santo Agostinho e São Jerónimo (Idem, ibidem).
Ao centro foi edificado o retábulo de talha, de gosto maneirista, que integra uma escultura policromada de São Brissos, de manufactura quinhentista.
Catarina Oliveira
IPPAR/2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. VIII (Distrito de Évora, Zona Norte, volume I)ESPANCA, TúlioEdição1975LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt