Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Matriz de Tancos, incluindo o seu recheio, nomeadamente os azulejos, retábulos de talha com pinturas que revestem o seu interior, esculturas e pinturas ainda existentes
Designação
DesignaçãoIgreja de Nossa Senhora da Conceição, Matriz de Tancos, incluindo o seu recheio, nomeadamente os azulejos, retábulos de talha com pinturas que revestem o seu interior, esculturas e pinturas ainda existentes
Outras Designações / PesquisasIgreja Matriz de Tancos / Igreja Paroquial de Tancos / Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Vila Nova da Barquinha/Tancos
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da IgrejaTancos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.459745-8.399436
DistritoSantarém
ConcelhoVila Nova da Barquinha
FreguesiaTancos
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDeclaração de Rectificação n.º 10-E/96, DR, I Série-B, n.º 127, de 31-05-1996 (rectificou a designação) (ver Declaração)
Decreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
Edital de 9-12-1992 da CM de Vila Nova da Barquinha
Despacho de concordância de 11-10-1976 do Secretário de Estado da Investigação Científica
Parecer de 1-10-1976 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação como IIP da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, incluindo o seu recheio, nomeadamente os azulejos e os retábulos de talha com pintura que revestem o interior, bem como as esculturas e pinturas ainda existentes
Proposta de classificação de 4-06-1976 da DGPC
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Igreja Matriz de Tancos, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, foi fundada no início do século XVI, tendo possivelmente sido construído sobre as estruturas de um templo anterior. No entanto, sofreu diversas modificações em épocas posteriores, nomeadamente na frontaria, datável de finais da centúria de Quinhentos e possivelmente contemporânea da Igreja da Misericórdia local, e no programa decorativo interior, originários de diferentes campanhas de obras dos séculos XVII e XVIII.
De planimetria rectangular, implantado longitudinalmente, o templo é composto por uma única nave, apresentando na fachada um portal de tipologia retabular, de gosto maneirista, ladeado por colunas que enquadram nichos e encimado por um frontão com nicho gradeado. Lateralmente foi edificada a torre sineira, e a igreja possui ainda duas portas laterais.
No interior destaca-se a riqueza do programa decorativo. A nave é coberta por uma abóbada de caixotões e as paredes são revestidas por painéis azulejos polícromos seiscentistas, enxaquetados e de tapete, que enquadram representações de santos (MAÇÃO, 1995, p. 58). A capela-mor é coberta por uma abóbada de nervuras decorada nos fechos com insígnias da Paixão de Cristo (Idem, ibidem), sendo esta estrutura o único vestígio da primitiva edificação.
Ao centro deste espaço foi edificado um retábulo de talha dourada seiscentista, que alberga a imagem da padroeira da igreja. A capela-mor possui ainda algumas pinturas maneiristas "de acentuada influência italianizante", oriundas da Misericórdia de Tancos (Idem, ibidem, p. 60).
Catarina Oliveira
IPPAR/2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, Distrito de SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1949LisboaLocal de Edição - Lisboa Publicado a 1949 Data do Editor : 1949
Tancos - ecos do passado e do presenteMAÇÃO, Helder VitóriaEdição1995Vila Nova da Barquinha

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt