Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Convento de Nossa Senhora da Estrela
Designação
DesignaçãoConvento de Nossa Senhora da Estrela
Outras Designações / PesquisasConvento de Nossa Senhora da Estrela / Santa Casa da Misericórdia de Marvão / Lar da Santa Casa da Misericórdia (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Convento
TipologiaConvento
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Marvão/Santa Maria de Marvão
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- junto da Igreja de Nossa Senhora da Estrela (zona extra-muros)Marvão Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.393886-7.37295
DistritoPortalegre
ConcelhoMarvão
FreguesiaSanta Maria de Marvão
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaPrincipal instituição religiosa de Marvão, o Convento foi fundado no século XV, a partir de uma petição feita pelos habitantes da vila e pelo Infante D. Henrique (então senhor da localidade) ao Papa, que obteve resposta afirmativa de Nicolau V a 7 de Julho de 1448. Um dos argumentos invocados para a construção de uma casa religiosa neste local foi o da lenda de Nossa Senhora da Estrela, tradição devocional de grande impacto na região e que está, ela própria, associada às origens lendárias de Marvão. Conta-se que, após a invasão muçulmana de 711, os cristãos da zona recusaram pactuar com o novo poder e, antes de fugirem para as Astúrias, onde ajudaram a montar a resistência, esconderam uma imagem de Nossa Senhora, por eles venerada. Muitos séculos depois, um pastor, guiado por uma estrela, encontrou a imagem, numa espécie de gruta, iniciando-se, aí, a grande devoção à santa (GIL, vol. II, 1988, p.124).
Pela sua importância, pensamos que, em algum momento da História, pretendeu-se atribuir maior antiguidade ao convento, razão do aparecimento da data de 1258 como ano de fundação (COELHO, 1982, p.16). Poder-se-á tratar, evidentemente, de um erro motivado por deficiente transmissão de dados, mas o certo é que nenhum documento ou prova material sugere uma instituição anterior a 1448, sendo, por isso, de duvidar de qualquer notícia relativa a 1258.
A construção ter-se-á iniciado imediatamente após a bula papal e supomos que as obras decorreram em bom ritmo ao longo desse século XV, podendo mesmo entrar nos inícios do século XVI, como o cruzeiro manuelino que se implanta no adro sugere. Da estrutura gótica restam ainda importantes elementos, sendo o portal principal o mais importante, até pelo impacto visual que proporciona. Apesar da elegância dos seus elementos (DIAS, 1994, p.168), é uma obra relativamente (propositadamente?) arcaica, característica do que se vem chamando gótico paroquial, mas cuja origem se encontra nos conventos mendicantes do século XIII. Na Estrela de Marvão, repetiu-se, dois séculos depois, um portal de arco apontado, de quatro arquivoltas e inscrito num avançado gablete. Para além desta notável fidelidade a esquemas góticos de Duzentos ou Trezentos, os capitéis não possuem qualquer decoração, o que indicia uma deliberada austeridade aplicada aos elementos artísticos, provável determinação da comunidade franciscana a quem foi confiada a instituição. Outros vestígios quatrocentistas encontram-se no claustro (onde subsistem alguns arcos geminados sob a camada seiscentista reformadora) e na capela lateral Norte, quadrangular e ainda com uma pequena porta que dava acesso a uma desaparecida dependência.
Nos séculos seguintes, foram muitas as alterações verificadas no conjunto. Logo no tempo manuelino, deu-se forma a uma outra capela, anexa à capela-mor, de dois tramos e com forte abobadamento em cadeia, que corresponderá a uma primeira campanha de beneficiação do lendário local onde aparecera a imagem. Em 1689, foi a vez do corpo da igreja ser integralmente refeito, com novo abobadamento e a supressão dos eventuais vestígios da obra primitiva neste sector.
Mas a mais importante fase moderna teve lugar nos finais do século XVIII, altura em que a diocese de Portalegre foi regida por D. Jerónimo Carvalhal e Silva. Este devoto da Senhora de Marvão empreendeu a construção da sacristia em 1772 (por trás da capela-mor e com acesso para a capela da Estrela), reformou parcialmente a capela da santa (cobrindo as suas paredes com azulejos azuis e brancos e mandando construir o retábulo de mármore e a imagem de jaspe que o coroa) e decidiu sepultar-se em campa rasa diante do altar, no solo da capela manuelina.
Extinta a congregação em 1834, o convento foi ocupado pela Misericórdia local, que aí instalou o seu Hospital. Nos últimos anos, foi a Santa Casa que promoveu obras de restauro e de ampliação, responsáveis pela actual configuração de todo o conjunto e pelo pequeno museu no interior da igreja.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCruzeiro da Estrela
Outra Classificação
Nº de Imagens8
Nº de Bibliografias11

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A arquitectura gótica portuguesaDIAS, PedroEdição1994Lisboa
Inventário Artístico de Portugal - vol. I (Distrito de Portalegre)KEIL, LuísEdição1943Lisboa
Terras de Odiana. Medobriga, Ammaia, Aramenha, Marvão, 2.ª ed.COELHO, Possidónio Mateus LaranjoEdição1988Lisboa
"Apontamentos para a história do Convento de Nossa Senhora da Estrela de Marvão", Ibn MaruánBALESTEROS, CarmenEdição1991pp. 27-58.
"O actual concelho de Marvão e as suas freguesias nas Memórias Paroquiais de 1758", Ibn MáruanGORJÃO, SérgioEdição1993pp. 51-84.
"O actual concelho de Marvão e as suas freguesias nas Memórias Paroquiais de 1758", Ibn MáruanMACHADO, J. LiberataEdição1993pp. 51-84.
"Um apontamento documental para o estudo artístico do convento de Nossa Senhora da Estrela de Marvão", Ibn MaruánGORJÃO, SérgioEdição1995pp. 47-50.
As mais belas igrejas de Portugal, vol. IIGIL, JúlioEdição1988Lisboa
Marvão, Castelo de Vide e PortalegreDINIS, Alberto CalderonEdição1975Lisboa
"As empresas artísticas do Infante D. Henrique (1394-1460)", Mare Liberum, nº6, Dez. 1993, republ. A viagem das formas, pp.51-89DIAS, PedroEdição1995Lisboa
Apontamentos para a história da pitoresca vila de MarvãoBUGALHÃO, Custódio da MotaEdição1974Portalegre
Marvão. Elucidário breve de uma visita a esta vilaCOELHO, Possidónio Mateus LaranjoEdição1946Lisboa

IMAGENS

Convento de Nossa Senhora da Estrela - Enquadramento geral

Convento de Nossa Senhora da Estrela - Fachada principal da igreja (lado poente)

Convento de Nossa Senhora da Estrela - Fachada principal da igreja: portal e cruzeiro

Convento de Nossa Senhora da Estrela - Fachada principal da igreja: pormenor do portal

Convento de Nossa Senhora da Estrela - Interior da igreja: arco de acesso à Capela da Senhora da Estrela

Convento de Nossa Senhora da Estrela - Interior da igreja: retábulo da Capela da Senhora da Estrela

Convento de Nossa Senhora da Estrela - Interior da igreja: painel de azulejos da Capela da Senhora da Estrela

Convento de Nossa Senhora da Estrela - Claustro: vestígios dos arcos góticos do claustro original

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt