Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Varanda do Grão-Prior
Designação
DesignaçãoVaranda do Grão-Prior
Outras Designações / PesquisasCasa da Varanda do Grão-Prior / Palácio do Grã-Prior da Ordem de Malta (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Varanda
TipologiaVaranda
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Crato/Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça da República, junto aos Paços do Concelho da vilaCrato Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.285234-7.645643
DistritoPortalegre
ConcelhoCrato
FreguesiaCrato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 8/83, DR, I Série, n.º 19, de 24-01-1983 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaFundada cerca de 1232, no lugar de Ucrate, a vila do Crato foi instituída como parte integrante dos territórios doados por D. Sancho II à Ordem do Hospital, quando da instalação dos Hospitalários em Portugal. A povoação foi crescendo ao longo da centúria seguinte, e em meados do século XIV, durante um dos períodos mais prósperos da região, os freires do Hospital instalaram no Crato a sede do seu Priorado em Portugal, sendo então construído o Mosteiro da Flor da Rosa, para onde se transferiu em 1356 o prior da Ordem, D. Frei Álvaro Gonçalves Pereira.
No século XVI a nomeação para o cargo de grão-prior da ordem passou a ser da competência da Coroa portuguesa, pelo que a partir de então o cargo foi ocupado por membros da família real. O primeiro grão-prior a ser designado pelo rei D. João III foi o Infante D. Luís, filho de D. Manuel I.
Terá sido D. Luís que na terceira década de Quinhentos mandou edificar no centro da vila um palácio para a residência do Grão-Prior, cuja traça é atribuída a Miguel de Arruda (RODRIGUES, Jorge, PEREIRA, Paulo, 1989, p. 20). Deste edifício resta actualmente uma varanda assente sobre uma loggia , e a janela de sacada que liga o edifício ao espaço do varandim.
A estrutura da varanda, de planta rectangular, foi edificada num plano avançado em relação à fachada do palácio, estando dividida em dois pisos. O piso térreo abre para a praça através de três arcadas, assentes sobre colunas cilíndricas, sendo rematado lateralmente por contrafortes. O espaço interior é coberto por travejamento de madeira.
O varandim é decorado a toda a volta com rosáceas e meias rosáceas, num programa decorativo que se assemelha muito ao modelo da Igreja da Graça de Évora, obra também realizada por Miguel de Arruda (Idem, ibidem). Este espaço tem ligação com a casa através de uma janela de moldura rectangular rematada por volutas encimadas por concha.
Catarina Oliveira
IPPAR/2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Guia Artístico do CratoRODRIGUES, JorgeEdição1989Crato
Guia Artístico do CratoPEREIRA, PauloEdição1989Crato
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt