Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Palacete na Rua Monsenhor Vieira de Castro
Designação
DesignaçãoPalacete na Rua Monsenhor Vieira de Castro
Outras Designações / PesquisasPalacete na Rua Monsenhor Vieira de Castro / Palacete da Companhia de Fiação de Fafe / Museu da Imprensa de Fafe (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palacete
TipologiaPalacete
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Fafe/Fafe
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Monsenhor Vieira de CastroFafe Número de Polícia: 87
LATITUDE LONGITUDE
DistritoBraga
ConcelhoFafe
FreguesiaFafe
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaDespacho de 6-06-2011 do diretor do IGESPAR, I.P. a considerar o procedimento caducado, nos termos do art.º 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma), uma vez que não tinha competência para o prorrogar
Proposta de arquivamento de 30-03-2011 da DRC do Norte, por não ter valor nacional
Procedimento (indevidamente) prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
Despacho de homologação como VC de 14-09-1983 do Ministro da Cultura
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO actual Museu da Emigração e das Comunidades Portuguesas instalou-se propositadamente numa Casa de Brasileiro, tipologia arquitectónica e artística de pendor depreciativo até há escassas décadas, mas que é considerada, hoje, uma das mais interessantes manifestações sociais daquele imenso grupo de imigrantes no Brasil que, ao tornar da viagem, decidiram exibir a sua riqueza nas terras que os viram partir.
O palacete foi construído em 1860 e ficou a dever-se a José Florêncio Soares, nascido em 1824 e emigrado a partir de 1837, com apenas 13 anos. Pouco mais de vinte anos depois, contando 35 anos de idade, já havia regressado a Fafe e era, então, um dos maiores proprietários fundiários do concelho. No final da vida, integrando já a maçonaria, foi Presidente da Câmara e esteve envolvido numa série de melhoramentos na vida do município, nomeadamente na fundação do Hospital da Misericórdia, na criação da Fábrica do Bugio, em São Martinho de Silvares e na construção do reservatório de água, que abastecia parte da população.
É um edifício característico do século XIX, em meio urbano, cuja longa fachada principal se volta à via pública. A entrada faz-se por portal axial de arco de volta perfeita, ladeado por três janelas de idêntica feição. O andar nobre repete a organização de vãos do anterior, com sete janelões que abrem para uma varanda corrida de secção contracurvada, ligeiramente mais larga ao centro. A frontaria termina em platibanda, sobrepujada por pequeno frontão central com medalhão no tímpano. De ambos os lados do edifício, abrem-se dois grandes portões que permitem o ingresso na propriedade e nas áreas ajardinadas.
Em 2001, a Câmara Municipal decidiu converter o antigo palacete em Museu. Através do investimento preferencial em novas tecnologias, criou-se uma "plataforma comunicacional" de impacto internacional, organizada em seis salas virtuais: memória; diáspora; ascendência; comunidades; lusofonia; conhecimento e casa-museu.
Paulo Fernandes | DIDA | IGESPAR, I.P.
19.07.2007
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt