Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Núcleo Histórico do Colégio Militar
Designação
DesignaçãoNúcleo Histórico do Colégio Militar
Outras Designações / PesquisasAntigo Hospital de Nossa Senhora dos Prazeres / Antigo Hospital da Luz / Palácio dos Condes de Mesquitela / Hospital de Nossa Senhora dos Prazeres / Hospital da Luz / Colégio Militar (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Colégio Militar (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Palácio dos Condes de Mesquitela / Colégio Militar (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Núcleo Histórico
TipologiaNúcleo Histórico
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Lisboa/Carnide
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da LuzLisboa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoLisboa
ConcelhoLisboa
FreguesiaCarnide
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Proposta de 23-12-2010 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo para a revogação do despacho de abertura, por não ter valor nacional, e o envio à CM de Lisboa para a ponderação da classificação como de IM
Proposta de 17-07-1995 do Colégio Militar para alteração da área a classificar
Despacho de abertura de 17-03-1995 do presidente do IPPAR
Proposta de 13-03-1995 da DR de Lisboa do IPPAR para a abertura da instrução de processo de classificação
Proposta de classificação de 30-01-1995 do Gabinete do Colégio Militar
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEste núcleo histórico é constituído pelo antigo Hospital de Nossa Senhora dos Prazeres e pelo Palácio dos Condes de Mesquitela. A construção do Hospital de Nossa Senhora dos Prazeres, fronteiro ao largo da Luz, deveu-se à acção mecenática de uma das personalidades mais importantes do humanismo português, a Infanta D. Maria, filha do rei D. Manuel e da sua terceira mulher, D. Leonor. Em decisão testamentária, a Infanta fez doação dos seus bens à igreja da Luz, onde viria a receber sepultura, manifestando o desejo de criação de um hospital que desse apoio aos peregrinos deste santuário e albergasse mais de meia centena de doentes. O novo hospital e a sua capela, dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres, vinha substituir a gafaria medieval e capela anexa, da invocação do Espírito Santo, que havia atraído muitos devotos antes do novo culto da Senhora da Luz. A construção do hospital teve o seu início em 1601, tendo sido inaugurado em 1618. Trata-se de um edifício sóbrio mas monumental, com planta em cruz latina em torno de um claustro, ao centro do qual existe uma grande cisterna. A fachada desenvolve-se em três pisos com frisos de cantaria, com uma arcaria redonda no piso térreo, destacando-se a pedra de armas sobre a porta principal e o nicho em cantaria do registo superior, sob frontão triangular com o símbolo da Ordem de Cristo, onde figura uma escultura da padroeira. Jerónimo de Ruão poderá ter estado ligado à fase inicial da obra do hospital, onde trabalharia posteriormente o arquitecto régio Baltazar Álvares.
O vizinho Palácio dos Condes de Mesquitela também serviu como enfermaria do hospital, e foi integrado no núcleo do Colégio Militar quando este se instalou no edifício, no início do século XIX. O palácio é um dos expoentes da arquitectura civil portuguesa do século XVIII, integrando também uma capela. No interior e nos jardins existem magníficos painéis de azulejos com temática alusiva às artes liberais e a figuras mitológicas, típicos da época.
Sílvia Leite / DIDA- IGESPAR, I.P. / 2011
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens9
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Fachada principal

Planta com a delimitação e a ZP que vigorou enquanto esteve em vias de classificação

Levantamento fotográfico realizado em 17 de Dezembro de 2009

Levantamento fotográfico realizado em 17 de Dezembro de 2009

Levantamento fotográfico realizado em 17 de Dezembro de 2009

Levantamento fotográfico realizado em 17 de Dezembro de 2009

Levantamento fotográfico realizado em 17 de Dezembro de 2009

Levantamento fotográfico realizado em 17 de Dezembro de 2009

Levantamento fotográfico realizado em 17 de Dezembro de 2009

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt