Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de São Mateus
Designação
DesignaçãoCapela de São Mateus
Outras Designações / PesquisasCapela de São Mateus (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Batalha/Reguengo do Fetal
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Lugar de Alcanadas Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoLeiria
ConcelhoBatalha
FreguesiaReguengo do Fetal
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaDespacho de encerramento camarário de 1-09-2011
Despacho de encerramento de 18-02-2008 da subdirectora do IGESPAR, I.P., por não ter valor nacional
Parecer do Conselho Consultivo do IPPAR de 7-05-2003 a propor a classificação como IIM
Despacho de 5-12-19991 do presidente do IPPC a determinar a abertura da instrução do processo de classificação
Proposta de classificação 25-10-1995 da CM da Batalha
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Capela de São Mateus foi edificada no ano de 1567, no local onde existia desde 1225 uma ermida com invocação de Santo Hilário. O orago do templo está associado ao tempo final das colheitas. Nos finais do século XIX, em 1887, a capela sofreu obras de ampliação, vindo a suceder o mesmo no ano de 1948. Depois de diversas obras de restauro a capela seria fechada ao culto em 1975. Deixada ao abandono, foi recuperada entre 1997 e 2000 para ser de novo utilizada, tanto para culto religioso como para eventos culturais, estando actualmente a sua manutenção a cargo da confraria de São Mateus, fundada quando da edificação do templo no século XVI.
De planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia, apresenta fachada principal dividida em dois registos. No primeiro foi aberto portal principal de moldura rectangular simples ladeado por duas janelas gradeadas de moldura quadrangular. O segundo possui janelão rectangular de moldura simples. A fachada é rematada em empena encimada por cruz latina, possuindo à direita sineira em arco alteado rematado por cruz. A fachada lateral direita possui janela no eixo da capela-mor, enquanto que na fachada lateral esquerda foi aberta porta de comunicação para sacristia, ladeada por janela e fresta.
O interior do templo é de nave única, possuindo púlpito de pedra de base quadrangular do lado do Evangelho. O arco triunfal pleno, sem decoração, abre para a capela-mor, que possui altar em pedra com nicho ao centro ladeado por duas peanhas. O coro-alto foi reconstruído no ano 2000, aproveitando a estrutura já existente de escadas de acesso junto ao portal principal.
Em 1990 a capela de São Mateus seria integrada no espaço do adro da matriz de Alcanadas, dedicada a Nossa Senhora do Ó, passando o espólio decorativo do pequeno templo, então abandonado e em ruínas, para a Matriz. Depois das obras de restauro da capela no final dos anos 90, este espólio voltaria ao seu espaço original.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/ 21 de Janeiro de 2004
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
O concelho da BatalhaESPÍRITO SANTO, MoisésEdição1987Batalha
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa

IMAGENS

Vista geral

Planta de localização

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt