Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Teatro Bernardim Ribeiro
Designação
DesignaçãoTeatro Bernardim Ribeiro
Outras Designações / PesquisasTeatro Bernardim Ribeiro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Teatro
TipologiaTeatro
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Estremoz/Estremoz (Santa Maria e Santo André)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida 25 de AbrilEstremoz Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.845239-7.583875
DistritoÉvora
ConcelhoEstremoz
FreguesiaEstremoz (Santa Maria e Santo André)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaConstruído em consequência do incêndio que vitimou o Teatro Chalet, existente no Rocio, o teatro Bernardim Ribeiro, uma homenagem de Estremoz ao escritor alentejano, começou a ser edificado em 1916, mas as dificuldades financeiras que as diversas subscrições públicas não conseguiram colmatar apenas permitiram a sua conclusão no ano de 1922, com a inauguração a 22 de Julho.
Implantado numa área de expansão da cidade, caracteriza-se por uma linguagem ecléctica, que não deixa de recordar o projecto de Ventura Terra para o Teatro Politeama, em Lisboa (CARNEIRO, 2002, p. 1095). Na verdade, o pintor da tela que decora o tecto da sala de espectáculos é o mesmo que trabalhou na sala lisboeta, o pintor portalegrense Benvindo Seia. Por outro lado, este equipamento inscreve-se num conjunto de teatros de raiz italiana erguidos numa fase de grande difusão destes modelos, que beneficiaram da experiência adquirida anteriormente revelando, por isso mesmo, uma maior qualidade construtiva. No caso particular do Teatro Bernardim Ribeiro, e para além da já referida aproximação ao Politeama, é possível estabelecer fortes pontos de contacto com o espaço interior do teatro Rainha D. Amélia - São Luís, em Lisboa (IDEM, p. 1095). O próprio volume conhecido como Jardim de Inverno, de época mais tardia e que foi acrescentado ao alçado sudoeste, revela grandes semelhanças com o lisboeta.
O alçado principal apresenta corpo central mais destacado em relação aos laterais, com frisos a estabelecer três registos. O primeiro é marcado pela abertura de três portadas, o segundo pelo janelão de sacada e o terceiro pelo remate deste vão, em arco de volta perfeita. Ladeiam-no elementos de estuque, e um friso interrompido pelo lettring com a designação do teatro, terminando o alçado numa cimalha mais elevada na zona central e com elementos decorativos de grinaldas e festões a enquadrar as armas da cidade.
O interior, com plateia, camarotes de primeira ordem sem os centrais, balcão e galeria, esta última sem pilares, era decorado por elementos de estuque dourado. O tecto, com a representação do Triunfo, foi executado por Benvindo Ceia.
Em 1990 foi objecto de um projecto de revitalização que dotou o teatro de modernos equipamentos, mas privilegiando a utilização de uma linguagem contemporânea que torna evidente a intervenção, principalmente em determinados espaços.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Teatros portugueses de raíz italiana, Dissertação de Doutoramento em Aruqitectura apresentada à Faculdade de Arquitectura da Universidade do PortoCARNEIRO, Luís SoaresEdição2002Porto

IMAGENS

Teatro Bernardim Ribeiro - Fachada principal: corpo central

Teatro Bernardim Ribeiro - Fachada principal

Teatro Bernardim Ribeiro - Fachada principal: registo superior

Teatro Bernardim Ribeiro - Fachada principal: elemento decorativo

Teatro Bernardim Ribeiro - Fachada principal

Teatro Bernardim Ribeiro - Fachada principal: corpo lateral direito

Teatro Bernardim Ribeiro - Fachada principal: elemento decorativo

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt