Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

«Memória» da Expedição da Sociedade de Geografia à Serra da Estrela, presidida pelo Dr. Sousa Martins, em 1881
Designação
Designação«Memória» da Expedição da Sociedade de Geografia à Serra da Estrela, presidida pelo Dr. Sousa Martins, em 1881
Outras Designações / PesquisasMemória da Expedição da Sociedade de Geografia à Serra da Estrela (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Memorial
TipologiaMemorial
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCastelo Branco/Covilhã/Cantar-Galo e Vila do Carvalho
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Penhas da Saúde, junto à EN 399 (Torralta)- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.307378-7.548543
DistritoCastelo Branco
ConcelhoCovilhã
FreguesiaCantar-Galo e Vila do Carvalho
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA primeira expedição à zona montanhosa da Serra da Estrela foi realizada no ano de 1881, organizada pela Sociedade de Geografia e integrando diversos membros ilustres desta associação, nomeadamente o Dr. Martins Sarmento e o médico Sousa Martins.
O objectivo da expedição era realizar uma exploração de bases científicas de uma das áreas mais inóspitas do país, até então pouco conhecida, tomando conhecimento das "riquezas" aí existentes, que se pensavam estar ligadas ao povo Lusitano, que as lendas populares afirmavam terem vivido naquela região resistindo ao domínio romano.
Para além deste estudo, foi em consequência da expedição de 1881 que o Dr. Sousa Martins chamou a atenção dos meios científicos de então para as excelentes condições climáticas que aquela região oferecia ao tratamento da tuberculose. Foi a partir desta data que o reputado médico defendeu a edificação de várias casas de saúde na zona da Guarda.
Terá sido depois de 1889 que foi edificado, na estrada junto ao antigo sanatório das Penhas da Saúde, um marco de pedra quadrangular, de grandes dimensões, coroado por pináculos e gravado em cada uma das faces com inscrições alusivas à Expedição da Sociedade de Geografia e às várias etapas que antecederam a edificação do sanatório, referindo a fundação da primeira casa de saúde para tuberculosos.
Nas respectivas inscrições pode ler-se: "Anno de 1881 / Expedição da / Sociedade de / Geographia e / Serra da Es- / trella, presi- / dida pelo Dr. / Souza Martins / e proposta / do mesmo pa- / ra creação de / Sanatórios / nos planaltos." ; "Anno de 1884 / Visita de Emy / gdio Navarro / à Serra publi- / cando o livro / Quatro dias / na Serra da / Estrella." ; "Anno de 1889 / Inauguração / da primeira / casa de saude / para tubercu- / losos em Por- / tugal devido / aos esforços / extraordina- / rios e perse- / verantes de / A. Cezar / Henriques." .
Catarina Oliveira
IPPAR/2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Expedição Scientífica à Serra da Estrella em 1881SARMENTO, Francisco MartinsEdição1883Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa
"1881 - A Guarda numa encruzilhada da Ciência", Revista Munda, nº 43, Maio de 2002MARQUES, PalmiraEdição2002Coimbra

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt