Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Santo António
Designação
DesignaçãoCapela de Santo António
Outras Designações / PesquisasCapela de Santo António (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Batalha/São Mamede
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da CapelaLugar de Casal Vieiro Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.574193-8.705492
DistritoLeiria
ConcelhoBatalha
FreguesiaSão Mamede
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (alterou o diploma anterior, integrando a classificação nos VC) (ver Decreto)
Decreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986 (classificou como IIP) (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
A Capela de Santo António, situada no aglomerado urbano de Casal Vieira, freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, implanta-se num largo calcetado de inclinação acentuada. Encostado à fachada existe um cruzeiro muito decorado assente em pedestal colocado sobre dois degraus e protegido por gradeamento de ferro e pequenas colunas. Este elemento encontrava-se no centro do largo mas foi transferido, em 1988, para junto da capela na sequência de uma operação de reabilitação do imóvel e respetiva envolvente.
A planta da capela é composta por dois volumes justapostos que correspondem à nave e à capela-mor adossando-se, a Sul, a Sacristia. As coberturas surgem diferenciadas em telhado de duas águas sobre a igreja, e de uma sobre a sacristia. A fachada principal, em empena, é marcada pela abertura do portal e do janelão superior. Na verga da porta surge a data de 1780 que deverá corresponder ao ano da fundação do templo. Nesta fachada foram ainda colocadas duas placas, uma relativa à campanha de obras realizada em 1988, e outra de homenagem aos antigos zeladores do templo.
O interior da nave possuiu um teto em madeira onde surge pintada a data de 1903. Os altares laterais deverão datar da época da fundação do templo e apresentam-se pintados de branco. O coro alto, igualmente em madeira surge pintado de azul claro e castanho possuindo uma balaustrada construída no mesmo material. O púlpito, e a respetiva escada situam-se do lado da Epístola surgindo pintados nos mesmos tons do coro.
A capela-mor, por seu lado, possuiu uma cobertura abobadada, sendo a passagem para este espaço feita através de arco sobre pilastras decoradas com pinturas de grande simplicidade, uma intervenção que deverá datar do início do século XX. Igualmente o altar-mor deverá ter sido executado na mesma época, correspondendo a um pequeno nicho aberto na parede fundeira com arco pintado à semelhança do arco triunfal.

História
Pertencem a esta capela duas imagens dos séculos XVII/XVIII em madeira policromada que se encontram no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha situado no centro da Vila da Batalha. As peças representam as figuras de Santa Luzia e Nossa Senhora da Conceição, tendo sido alvo de uma intervenção de conservação e restauro.
Anualmente a aldeia de Casal Vieira celebra, em torno da capela, uma festa em honra de Santo António. Trata-se de uma celebração que decorre durante um domingo do mês de Agosto e que inclui rituais religiosos como a celebração de uma missa e procissão.

Rosário Carvalho/IPPAR/2006, atualizado por Maria Ramalho/DGPC/2016. Colaboração de Rui Borges Cunha/C. M. Batalha.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens8
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Capela de Santo António (Casal Vieira, Batalha) - Vista geral, 2006.

Capela de Santo António (Casal Vieira, Batalha) - Fachada principal, 2006.

Capela de Santo António (Casal Vieira, Batalha) - capela-mor. C. M. Batalha, 2009.

Capela de Santo António (Casal Vieira, Batalha) - cruzeiro junto da fachada. C. M. Batalha, 2009.

Capela de Santo António (Casal Vieira, Batalha) - placa de homenagem aos zeladores do templo. C. M. Batalha, 2014.

Capela de Santo António (Casal Vieira, Batalha) - pomenor do teto da nave com a data de 1903. C. M. Batalha, 2014.

Edital de classificação da Capela de Santo António (Casal Vieira, Batalha) . C. M. Batalha, 1982.

Capela de Santo António (Casal Vieira, Batalha) - placa relativa a obras realizadas, observando-se, igualmente, a data de 1788 na verga do portal. C. M. Batalha, 2009.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt