Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa na Rua do Arcediago, 4 e 6
Designação
DesignaçãoCasa na Rua do Arcediago, 4 e 6
Outras Designações / PesquisasCasa na Rua do Arcediago, n.º 4 a 6 (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Abrantes/Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do ArcediagoAbrantes Número de Polícia: 4
LATITUDE LONGITUDE
39.462592-8.197012
DistritoSantarém
ConcelhoAbrantes
FreguesiaAbrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (Nota - O decreto considerou incorretamente os números 4 e 6 como dois imóveis distintos) (ver Decreto)
Edital de 2-01-1976 da CM de Abrantes
Despacho de homologação de 18-03-1975 do Secretário de Estado da Cultura e Educação Permanente
Parecer favorável de 7-03-1975 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE
Proposta do delegado da JNE no concelho para a classificação como VC
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Rua do Arcediago é mencionada na documentação, pelo menos, desde 1545, devendo a sua denominação ao facto de, nesta artéria de Abrantes, ter vivido o seu arcediago (CAMPOS, 1989, p. 52).
Trata-se de um rua estreita e sinuosa, e a Casa com os números 4 a 6 corresponde a uma das curvas desenhadas pela artéria. A edificação do imóvel remonta ao século XVIII, como parece comprovar o registo de azulejo patente na fachada. Representando Nossa Senhora do Monte do Carmo, como refere a legenda inferior (N. S. do M.e do Carmo), este é o elemento que mais se destaca, numa fachada sem decoração, e onde os vãos, de linhas simples, são assimétricos e de configuração diversa. O registo de azulejos, envolto por uma moldura de alvenaria de desenho recortado, foi pintado em tons de azul e amarelo, e executado na segunda metade do século XVIII, constituindo, por sua vez, um elemento de referência na datação do imóvel.
Na realidade, este edifício parece integrar-se nas designadas habitações correntes, cuja importância para a história do urbanismo, começa agora a ser valorizada, ainda que não tanto como um elemento isolado, mas sim como parte integrante de um todo que merece ser preservado.
Em Abrantes, o desenvolvimento atingido no sécuco XVI parece ter conhecido um seguimento que se consubstanciou nas centúrias seguintes, pois à natural vocação defensiva da vila, juntou-se uma crescente relevância em termos administrativos, políticos, económicos, religiosos, a que a proximidade com o Tejo não foi estranha. A agricultura ganhou uma maior projecção e a indústria começou a surgir, na primeira metade do século XVII, existindo, à época, fábricas de sabão, de curtumes, carvoarias, fornos de vidro e cal, que culminam com a indústria das sedas, instituída pelo Marquês de Pombal, e plenamente desenvolvida no final do século XVIII. Esta situação está na origem do crescimento urbano e do aparecimento de novas habitações na centúria de Setecentos.
Contudo, e apesar do seu elevado número, estas casas inserem-se num modelo não erudito e bastante sóbrio, pontualmente diferenciado através de diferentes factores, como o registo de azulejo da Casa na Rua do Arcediago vem demonstrar.
(RC)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPIgreja de São João Baptista
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Toponimia Abrantina.CAMPOS, EduardoEdiçãoPublicado a 1982

IMAGENS

Casa na Rua do Arcediago, 4 e 6 em Abrantes - Fachada principal (2004)

Casa na Rua do Arcediago, 4 e 6 em Abrantes - Fachada principal: painel de azulejos representando Nossa Senhora do Monte do Carmo

Casa na Rua do Arcediago, 4 e 6 em Abrantes - Porta, com o n.º 6

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt