Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ermida de Santa Ana
Designação
DesignaçãoErmida de Santa Ana
Outras Designações / PesquisasErmida de Santa Ana (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Ermida
TipologiaErmida
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Abrantes/Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de Santa AnaAbrantes Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.464078-8.200451
DistritoSantarém
ConcelhoAbrantes
FreguesiaAbrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
Edital de 2-01-1976 da CM de Abrantes
Despacho de homologação de 18-03-1975 do Secretário de Estado da Cultura e Educação Permanente
Parecer favorável de 7-03-1975 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE
Proposta do delegado da JNE no concelho para a classificação como VC
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA actual ermida de Santa Ana é uma construção que remonta ao século XVIII, mas outras edificações antecederam a que hoje conhecemos. De facto, há notícia desta ermida no século XVI, quando as freiras franciscanas do convento de Nossa Senhora da Esperança aqui se estabeleceram provisoriamente. Na realidade, as religiosas aguardavam a conclusão do novo edifício conventual, que deveria substituir o original (fundado em 1548), abandonado devido à insalubridade do local e às dimensões demasiado reduzidas (MORATO, MOTA, 1981, p. 98).
Neste sentido, o rei D. Sebastião autorizou, em 1575, a compra de novas casas na Rua de Santa Iria e, no ano seguinte, já as religiosas ocupavam a Ermida de Santa Ana "e umas casas a ela anexas" (MORATO, MOTA, 1981, p. 98). As obras do novo convento da Esperança demoraram alguns anos e registaram-se inúmeros problemas relacionados com a Ordem, razão pela qual apenas depois da intervenção de Filipe I os trabalhos do edifício conventual ganharam maior celeridade. A igreja estaria concluída no início do século seguinte, época em que as religiosas terão abandonado a Ermida de Santa Ana.
Não sabemos se a campanha de obras do século XVIII terá integrado elementos da estrutura anterior, mas tudo leva a crer que a capela-mor, mais elevada do que a nave, possa ter constituído parte da ermida quinhentista. Todavia, a fachada é claramente uma composição de características barrocas, dinamizada pelo frontão interrompido e pelos remates em forma de acentuadas volutas, a que se acrescentam os altos e volumosos pináculos de secção piramidal, que coroam o edifício.
A frontaria é antecedida por uma pequena escadaria de sete degraus, apresentando, ao centro, um portal de linhas rectas, sobre o qual foi aplicado um painel de azulejos, com a representação da Apresentação da Virgem no Templo, a azul e branco, numa iconografia que se ajusta à invocação da ermida, pois retrata o episódio inspirado nos Evangelhos Apócrifos (Evangelho do Pseudo Mateus), em que Santa Ana e São Joaquim entregaram Maria ao Templo.
No interior, ganha especial destaque a zona da capela-mor, coberta por cúpula e separada da nave por um arco triunfal de volta perfeita. O retábulo, de talha dourada e branca, anuncia já uma linguagem neoclássica, exibindo, na tribuna, a imagem de Santa Ana com a Virgem.
Dominando o pequeno largo em que se insere, a ermida de Santa Ana impõe-se na malha urbana, destacando-se não apenas pelo contraste dos elementos pintados a amarelo e branco, mas também pela dinâmica barroca da sua arquitectura.
Rosário Carvalho
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPPórtico da Igreja do Convento da Esperança (teatro velho) e o pátio (antigo claustro) das três cisternas que lhe fica na rectaguarda
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Memória Histórica da Notável Vila de AbrantesMORATO, António ManuelEdição2002Abrantes

IMAGENS

Ermida de Santa Ana - Fachada principal

Ermida de Santa Ana - Fachada principal: painel de azulejos, com a representação da Sagrada Parentela

Ermida de Santa Ana - Vista geral de Sul

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt