Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Quinta de Santo António da Bela Vista, incluindo as suas habitações, os edifícios anexos de apoio à actividade agrícola, os terrenos que a delimitam, os lambris de azulejos policromados na escada do 1.º andar de uma das construções (...)
Designação
DesignaçãoQuinta de Santo António da Bela Vista, incluindo as suas habitações, os edifícios anexos de apoio à actividade agrícola, os terrenos que a delimitam, os lambris de azulejos policromados na escada do 1.º andar de uma das construções (...)
Outras Designações / PesquisasQuinta de Santo António da Bela Vista (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Quinta
TipologiaQuinta
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Almada/Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
EN 377- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.669206-9.180899
DistritoSetúbal
ConcelhoAlmada
FreguesiaAlmada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
Edital N.º 8 de 28-01-1981 da CM de Almada
Despacho de homologação de 2-09-1980
Parecer de 29-08-1980 da COISPCN a propor a classificação como VC
Proposta de classificação de 8-03-1978 do FFH
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaNo século XVIII desenvolveram-se, em redor de Almada, uma série de Quintas, das quais se encontra a de Santo António da Bela Vista. A arquitectura de cada uma das casas de habitação destas propriedades é, no entanto, bastante diferenciada, alternando entre uma maior erudição ou uma tipologia mais depurada. A casa da Quinta de Santo António inscreve-se neste último modelo, com os seus volumes diferenciados, de dois pisos, abertos por vãos de linhas rectas e molduras sem elementos decorativos, que se articulam em torno de um pátio.
São muito limitadas as informações disponíveis sobre o imóvel, embora as suas características permitam apontar para uma época de construção que não se deverá afastar do último quartel do século XVIII. É possível que a casa tenha sido alvo de múltiplas alterações posteriores, mas os painéis de azulejo subsistentes no edifício e na quinta permitem corroborar a primeira cronologia.
A porta principal é encimada por azulejos de moldura polícroma, que enquadram a figuração de Santo António e a Virgem, esta a azul e branco. De acordo com Santos Simões (1969, p. 365), a sua execução deverá remontar a cerca de 1800. O lambril de azulejos, nas escadas de acesso ao andar superior, é pombalino.
Deste conjunto azulejar, destaca-se o painel recortado, no espaldar do poço que se encontra no pátio. Representa o Encontro de Santa Ana com São Joaquim na Porta Dourada, adivinhando-se desde logo o nascimento de Nossa Senhora e do Menino, que surgem num plano superior de união dos pais da Virgem. De acordo com os Evangelhos Apócrifos divulgados no século XIII por por Vicent de Beauvais, na Speculum Historiae e Jacques de Voragine na Legenda Dourada, São Joaquim e Santa Ana não tinham filhos, pelo que o primeiro foi repreendido e impedido de fazer oferendas ao templo. Retirou-se, então, para o deserto, onde um anjo lhe anunciou que o Senhor ouvira as suas preces e que sua mulher daria à luz uma menina. São Joaquim regressou então a casa, onde Santa Ana, também advertida por um anjo, o esperava, na Porta de Ouro de Jerusalém.
Nesta medida, o Encontro de Santa Ana com São Joaquim na Porta Dourada, é entendido como o prelúdio do nascimento de Maria, simbolizando também a Imaculada Conceição.
No caso do painel da Quinta de Santo António da Bela Vista, o episódio encontra-se complementado pela seguinte legenda:
Sta. ANNA ES. IOAQVIM SECV=
RREI, OS MIZARAVES E ALCA =
SANOS DE VOSO SSmo NETO A
AGOA DA SVA DEUINA
GRAÇA
Recorrendo novamente a Santos Simões, este autor aponta os anos de 1790-1800 como os mais prováveis para a sua datação.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Azulejaria em Portugal no século XVIIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1979Lisboa
A casa Rural dos Arredores de Lisboa no Século XVIIICALDAS, João VieiraEdição1999Porto

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt