Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Edifício do século XVIII no Largo de Goa, Damão e Diu, na Batalha
Designação
DesignaçãoEdifício do século XVIII no Largo de Goa, Damão e Diu, na Batalha
Outras Designações / PesquisasEdifício do Séc. XVIII, no Largo Goa, Damão e Diu (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Edifício
TipologiaEdifício
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Batalha/Batalha
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de Goa, Damão e DiuBatalha Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.657978-8.824769
DistritoLeiria
ConcelhoBatalha
FreguesiaBatalha
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
O imóvel do século XVIII, que se encontra classificado, localiza-se na vila da Batalha, no "Largo Goa, Damão e Diu", destacando-se da envolvente onde predominam, sobretudo, edificações modernas. Encontra-se este edifício a Sul do Mosteiro da Batalha, dentro da sua Zona Especial de Proteção e muito próximo da Igreja Matriz que se situa a Sul.
Numa vila fortemente marcada pela presença do mosteiro de Santa Maria da Vitória e pelas alterações urbanísticas efetuadas ao longo do século XX, edifícios que apresentem um linguagem arquitetónica do período barroco são raros, destacando-se, entre eles, este imóvel (SEQUEIRA, 1955).
O edifício apresenta uma planta quadrangular coberta por telhado de quatro de águas, sendo a entrada nobre, que se situa a poente, valorizada por uma escadaria que antecede uma varanda alpendrada, elemento de maior significado no conjunto edificado. Ainda que de linhas simples, esta escadaria, que tem início no jardim fronteiro limitado por um muro, aproxima-se das suas congéneres de época barroca. Ao desenvolver-se no exterior do edifício, as escadas revelam o carácter de menor urbanidade do imóvel, uma vez que, na maioria dos solares citadinos, a escadaria nobre foi remetida para o interior dos mesmos (AZEVEDO, 1969, p. 72).
A varanda alpendrada, por sua vez, é suportada por colunata para a qual se abrem dois portais encimados por verga de cantaria ondulada, com decoração concheada ao centro, sendo ladeados superiormente por dois fogaréus e, na zona inferior, por aletas.
Na fachada lateral, as janelas de cantaria exibem molduras simples e aventais recortados, numa sequência rítmica própria da arquitetura civil do século XVIII. O tratamento do segundo piso contrasta fortemente com o inferior onde surgem vãos simples de perfil retangular, o que corresponde à habitual valorização do denominado andar nobre no contexto nacional (AZEVEDO, 1969, p. 72), valorização ainda mais acentuada se tivermos em consideração que a varanda se encontra, também, no piso mais elevado.

História
O edifício construído no século XVIII foi, no segundo quartel do século XX, sujeito a uma adaptação ao nível do piso inferior com objetivo de o transformar em estabelecimento comercial, atividade esta que ainda hoje se mantém. Para essa adaptação, foi necessário demolir alguns anexos adossados à casa de habitação, bem como certos setores do muro que rodeava o edifício, permanecendo este apenas no alçado poente onde protege um pequeno jardim.
Rosário Carvalho/IPPAR/2004, atualizado por Maria Ramalho/DGPC/2016.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPIgreja matriz da BatalhaMosteiro da Batalha, compreendendo os túmulos, designadamente os de D. João I e da Rainha D. Filipa de Lencastre e do segundo Conde de Miranda
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Solares PortuguesesAZEVEDO, Carlos deEdição1988Lisboa
Inventário Artístico de Portugal, vol. V (Distrito de Leiria)SEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1955Lisboa
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom

IMAGENS

Edifício do século XVIII na Batalha. C.M.Batalha, 2010.

Edifício do século XVIII na Batalha. C.M.Batalha, 2009.

Edifício do século XVIII na Batalha - Edital de Classificação, C.M.Batalha,1978.

Edifício do século XVIII na Batalha - Pomenor decorativo das janelas do andar nobre. C.M.Batalha, 2010.

Edifício do século XVIII na Batalha - pomenor da escadaria e da alpendrada. C.M.Batalha, 2010.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt