Capela de Santo Antão | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Capela de Santo Antão | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Capela de Santo Antão (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Religiosa / Capela | ||||||||||||
Tipologia | Capela | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Religiosa | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Leiria/Batalha/Batalha | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Leiria | ||||||||||||
Concelho | Batalha | ||||||||||||
Freguesia | Batalha | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IM - Interesse Municipal | ||||||||||||
Cronologia | A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001 Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto) | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 12700426 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | Imóvel A Capela de Santo Antão localiza-se no Lugar da Faniqueira, num largo empedrado sobranceiro à Estrada de Santo Antão (N1) que confina com o IC2, uma via que atravessa o concelho da Batalha de Norte a Sul e que corresponde ao principal acesso à cidade de Leiria. Trata-se de uma capela paroquial com características rurais de planta longitudinal retangular de dois volumes justapostos que correspondem aos espaços da nave e da capela-mor, sendo este mais pequeno e ao qual está adossada a sacristia. A fachada principal possui cunhais rematados superiormente por pináculos piramidais colocados sobre base quadrangular. Ao centro abra-se um portal de vão retangular, encimado por friso e cornija, ladeado por duas janelas de moldura idêntica. Ainda sobre este portal abre-se um janelão igualmente retangular coroado por frontão triangular com a seguinte inscrição: "EM /1894/ FOI RECTIFICADA / ESTA IGREJA". No remate da empena triangular da fachada surge uma cruz e, do lado Sul, sobre plinto elevado, ergue-se uma pequena sineira. A fachada Sul ostenta uma porta de moldura igual ao portal principal e duas pequenas frestas com vidros. Interiormente a nave é coberta por teto de madeira de três panos, abrindo para a capela-mor através de arco pleno, espaço que surge igualmente coberto por teto de madeira. Na nave destaca-se o coro alto de madeira ao qual se acede por lanço de escadas igualmente em madeira. O coro assenta sobre duas colunas de perfil quadrangular e duas pias de água benta integradas. Do lado da Epístola surge um púlpito com guarda poligonal em madeira pintada de beije, sendo o acesso feito através da sacristia. No presbitério, ao qual se acede por dois degraus, erguem-se dois altares colaterais colocados em ângulo onde se observam retábulos em talha pintados de beije e castanho, guardando o do Evangelho a imagem de Santo Antão e, o da Epístola, a representação da Virgem. Ao centro destaca-se, pela sua qualidade artística, um retábulo de madeira dourada e policromada apresentando seis cenas da Paixão de Cristo. Refira-se que esta notável peça do período gótico possui proteção legal desde 1974. As cenas representadas, numa descrição da esquerda para a direita, correspondem à Prisão, Flagelação, Caminho do Calvário, Descida da Cruz, Deposição no Túmulo e Ressurreição. Sendo provável que se trate, na sua origem de um retábulo portátil da Escola Flamenga de Antuérpia, poderá ter integrado, numa primeira fase, o património artístico do Mosteiro da Batalha (P. DIAS, 1997, p. 165,166) . História Desconhecendo-se a data exata da edificação da Capela de Santo Antão considera-se, pela tipologia que apresenta, que a sua fase mais antiga deverá corresponder aos finais do século XVI. Segundo a obra " O Couseiro ou Memórias do Distrito de Leiria", o templo surge já referido na 1ª metade do século XVII como tendo um retábulo muito antigo. Em 1894 o edifício recebeu uma intervenção de restauro, tal como surge referido na inscrição colocada na fachada. Na década de 90 do século XX, o retábulo gótico foi roubado, tendo posteriormente sido localizado e recuperado em Itália. A obra foi então entregue à Paróquia da Batalha tendo ficado provisoriamente depositado no Mosteiro da Batalha até integrar novamente o património da capela de Santo Antão. Anualmente a aldeia da Faniqueira celebra, em torno da capela de Santo Antão, a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, festa esta que decorre em Agosto, durante quatro dias. As festividades incluem rituais religiosos como a celebração de missas e procissão de velas. Maria Ramalho/DGPC/2016. Colaboração de Rui Cunha/C.M.Batalha. | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 5 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 5 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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Corografia Portuguesa e descripçam topographica do famoso Reyno de Portugal | COSTA, Pe. António Carvalho da | Edição | 1712 | Lisboa | Off. de Valentim da Costa Deslandes, 1706 - 1712 |
Inventário Artístico de Portugal: distrito de Coimbra | GONCALVES, António Nogueira | Edição | 1952 | Lisboa | |
Inventário Artístico de Portugal: distrito de Coimbra | CORREIA, Vergílio | Edição | 1952 | Lisboa | |
O concelho da Batalha | ESPÍRITO SANTO, Moisés | Edição | 1987 | Batalha | |
O Brilho do Norte. Escultura e escultores do Norte da Europa em Portugal na época Manuelina | AA. VV. | Edição | 1997 | Lisboa | |
O Couseiro - Memórias do Bispado de Leiria | Edição | 1868 | Braga |
Capela de Santo Antão - Fachada principal
Capela de Santo Antão - Vista geral
Pormenor do retábulo da Capela de Santo Antão (Faniqueira, Batalha). Sérgio Barroso, 2014.
Pormenor do retábulo da Capela de Santo Antão (Faniqueira, Batalha). Sérgio Barroso, 2014.
Retábulo da Capela de Santo Antão (Faniqueira, Batalha). Sérgio Barroso, 2014.
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