Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos
Designação
DesignaçãoCapela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos
Outras Designações / PesquisasErmida de Santo António / Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos / Ermida de Santo António (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Batalha/Golpilheira
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- Junto à E.N. 545Golpilheira Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.686824-8.818963
DistritoLeiria
ConcelhoBatalha
FreguesiaGolpilheira
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
A capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos localiza-se a Norte da vila da Batalha, no centro do aglomerado urbano da Golpilheira, confinando a fachada principal, virada a poente, com a Estrada Municipal 545 (Rua Padre Dr. Joaquim Coelho Pereira).
De planta retangular disposta longitudinalmente, o templo é composto pelos volumes da nave única e da capela-mor. A cobertura é homogénea ostentando um telhado de duas águas e paredes rebocadas e caiadas de branco com embasamento e cunhais definidos por faixas cinzentas. A fachada de pano único com cruz no vértice, é rasgada por um portal de moldura simples, encimada por friso e por uma pequena janela retangular.
Do lado Norte adossa-se o corpo da sacristia e, sobre o cunhal direito, erguem-se duas sineiras de diferentes tamanhos. Na fachada Norte surge uma porta de moldura retangular que dá acesso à sacristia, porta esta ladeada por duas janelas quadrangulares de feição recente. Na fachada Sul surgem dois grandes contrafortes, entre os quais se abrem duas janelas que iluminam o interior da nave.
No interior do pequeno templo observa-se uma nave com coro-alto em madeira e cobertura de falsa abóbada de berço cujo centro foi decorado com um medalhão de estuque com os símbolos da Paixão de Cristo. Do lado do Evangelho surge um púlpito com balaustrada em madeira semelhante à do coro-alto. No pavimento da nave encontra-se a sepultura em laje única de pedra de João Afonso, filho do fundador da capela.
O arco triunfal rebaixado é ornamentado por motivos vegetalistas de gosto manuelino, permitindo assim o acesso à capela-mor. Este espaço, de cércea mais baixa que a nave, é coberto por uma abóbada de cruzaria de ogivas, assente em mísulas e com uma Cruz de Cristo gravada na chave. Ao centro da capela-mor foi colocado o altar onde, por trás, aberto na parede fundeira, surge um nicho com moldura de pedra lavrada e porta envidraçada. Dentro deste espaço observa-se um crucifixo flanqueado por duas esculturas representando a Virgem e São João. Ladeando este conjunto, foram abertos dois nichos mais pequenos destinados a albergar outras imagens. Igualmente no interior da capela-mor, do lado do Evangelho, foi aberta a porta que dá acesso à sacristia um espaço com teto de madeira e pavimento de cantaria. Ainda na sacristia observa-se, para além de uma escada em madeira pintada de branco que dá acesso ao púlpito, um pequeno lavatório em cantaria com bacia concheada e espaldar que, ao centro, ostenta uma torneira e uma fresta de alimentação da caixa de água.
História
Segundo a obra " O Couseiro ou Memórias do Distrito de Leiria", esta pequena igreja, fundada por Pero Gomes da Rosa em meados do século XV, foi primitivamente dedicada a Santo António. Refira-se que a estrutura primitiva da igreja sofreu alterações nas últimas décadas do século XVI, inícios do século XVII, reforma esta que levará à modificação da fachada.
Anualmente, no mês de Agosto, realiza-se uma festa em homenagem a Senhor Bom Jesus dos Aflitos. As festividades incluem cerimónias religiosas como missas e recolha de andores, mas também espetáculos musicais e jogos tradicionais como a corrida de cântaros.

Catarina Oliveira/IPPAR/2006, atualizado por Maria Ramalho/DGPC/2016. Colaboração de Rui Borges Cunha/C. M. Batalha.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
O concelho da BatalhaESPÍRITO SANTO, MoisésEdição1987Batalha
Inventário Artístico de Portugal, vol. V (Distrito de Leiria)SEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1955Lisboa
O Couseiro - Memórias do Bispado de LeiriaEdição1868Braga

IMAGENS

Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos - Vista geral. IPPAR, 2006.

Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos (Batalha) - Pormenor do medalhão da abobada existente na capela-mor. C.M.Batalha, 2010

Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos (Batalha). C.M.Batalha, 2007.

Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos (Batalha) - vista geral da capela-mor. C.M.Batalha, 2010.

Edital de classificação da Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos (Batalha), 1978.

Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos (Batalha) - vista da nave. C.M.Batalha, 2010.

Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos (Batalha) - capela-mor. C.M.Batalha, 2010.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt