Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Quinta do Paço
Designação
DesignaçãoQuinta do Paço
Outras Designações / PesquisasQuinta do Paço (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Quinta
TipologiaQuinta
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Coimbra/São Silvestre
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do TerreiroSão Silvestre Número de Polícia:
Rua do LagarSão Silvestre Número de Polícia:
Largo do TerreiroSão Silvestre Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.228626-8.533624
DistritoCoimbra
ConcelhoCoimbra
FreguesiaSão Silvestre
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada no Largo do Terreiro, no centro da freguesia de São Silvestre, a denominada Quinta do Paço é uma imponente habitação barroca, construída no século XVIII, e atualmente adaptada a hotel.
O edifício desenvolve-se numa planta em L, dividida em dois andares, com amplo terreiro em frente. A fachada principal, em ângulo reto, apresenta dois registos rasgados por portas e janelas, sendo as do andar nobre em sacada, decoradas quer com ferragem quer com pinturas em trompe l'oeil, uma característica decorativa usual nos edifícios solarengos da época. Ao portal principal, de arco abatido e de vão superior, acede-se através de um pequeno lanço de escadas, que se prolonga depois numa escadaria. Sobre este encontra-se um brasão e um óculo elíptico. O alçado lateral, também de dois registos, ostenta um portal em arco rebaixado, encimado por frontão triangular interrompido com o brasão dos Cabrais, Mouras, Coutinhos e Vilhenas (Gonçalves; Correia: 1947).
O espaço interior foi modificado depois das obras de transformação em unidade hoteleira. No edifício solarengo original destacava-se a capela particular no andar nobre, com altar de talha barroca e um retábulo em calcário policromado, da autoria de João de Ruão datado de 1544, com uma representação da Virgem com o Menino, sentada em cadeira de espaldar alto, rodeada por anjos músicos, que se encontra depositado no Museu Nacional de Machado de Castro. Nas paredes laterais encontravam-se outros baixo-relevos representando São João Baptista e São Jerónimo, igualmente atribuídos a Ruão, sendo o São Jerónimo muito semelhante ao que se encontra no Claustro da Manga (Borges: 1980, pp. 60-61).
História
Foi o estabelecimento do mosteiro hieronimita de São Marcos, fundado em 1451 num lugar ermo às portas de Coimbra, que fez desenvolver no lugar uma povoação, depois denominada de São Silvestre.
Seria nesta freguesia que, no primeiro quartel de Setecentos, a família Cabral de Moura e Horta mandou edificar a Quinta do Paço, com o seu Palácio de São Silvestre. Em 1730 o herdeiro Francisco Cabral de Moura e Horta unia-se, por casamento, a Antónia Pereira Coutinho de Vilhena, sendo desta ocasião o escudo que se encontra na fachada principal.
A casa viria a sofrer diversas obras e transformações nas centúrias seguintes, chegando ao final do século XX arruinada no espaço interior. Foi, depois, recuperada, funcionando atualmente como unidade hoteleira.
Deve referir-se, ainda, que o retábulo pétreo e os baixos relevos originalmente integrados na capela do paço foram executados na primeira metade do século XVI, cerca de 150 anos antes da construção da Casa, desconhecendo-se a sua origem; ou seja, não se sabe se o conjunto integrou alguma capela que existia anteriormente naquele local, ou se terão sido adquiridas pela família Cabral de Moura depois da construção do solar.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
João de Ruão, escultor da renascença coimbrãBORGES, Nelson CorreiaEdição1980Coimbra
Coimbra e RegiãoBORGES, Nelson CorreiaEdição1987Lisboa
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom
Património Edificado com Interesse Cultural - Concelho de CoimbraCâmara Municipal de Coimbra - Departamento de CulturaEdição2009Coimbra

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt