Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa dos Rosados
Designação
DesignaçãoCasa dos Rosados
Outras Designações / PesquisasCasa dos Rosados (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Nelas/Nelas
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do Dr. Abel Pais CabralNelas Número de Polícia: 26
LATITUDE LONGITUDE
40.53137-7.850655
DistritoViseu
ConcelhoNelas
FreguesiaNelas
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaHá notícias da existência de uma casa neste local, pelo menos, desde o século XVIII. A actual edificação resulta da reconstrução deste imóvel primitivo, entre 1840 e 1850, e deve-se ao médico de Viseu, Joaquim Homem de Morais Rosado. Casa de veraneio, depois transformada em habitação permanente, este imponente imóvel caracteriza-se por uma enorme depuração, apenas contestada pela escadaria de acesso ao andar nobre, na fachada principal que lhe confere um maior dinamismo e profundidade. Entre 1863 parte da casa foi alugada à Câmara Municipal que aqui se manteve até à conclusão das obras do seu próprio edifício, ou seja, até cerca de 1880.
De planta rectangular, a Casa dos Rosados corresponde, na actualidade, a duas habitações. A fachada é marcada pela abertura simétrica de duas janelas em cada um dos pisos, que enquadram o portal e a janela de sacada, ao centro. A escadaria de pedra, com grandes pilares a marcar os patamares, apresenta dois lanços paralelos à casa, que convergem no patamar superior a partir do qual se desenvolve o último, perpendicular à porta e entrada. Esta, permite o acesso ao hall comum às duas habitações.
Os restantes alçados são rasgados por vãos de verga recta, abrindo-se pontualmente janelas de sacada. Na fachada posterior, sobre as janelas do terceiro piso, observam-se três óculos e nos alçados laterais são ainda visíveis as mansardas.
No interior, o piso térreo é reservado à adega, ao lagar e às lojas ou arrecadações, distribuindo-se as salas e quartos pelos restantes andares. A antiga cozinha merece especial destaque pelos elementos graníticos que conserva, como a chaminé, a pia e o depósito de água.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palacete Vilar de Allen
Rua António Cardoso, nº 175
4150-081 Porto, Portugal
NIF 517 842 920

Tel. +351 226 000 454
geral@patrimoniocultural.gov.pt