Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Santa Ana, com todo o seu recheio
Designação
DesignaçãoIgreja de Santa Ana, com todo o seu recheio
Outras Designações / PesquisasErmida de Santa Ana / Igreja de Santa Ana (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Tavira/Tavira (Santa Maria e Santiago)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de Santa Ana (antigo Rossio de Santa Ana)Tavira Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.128707-7.651424
DistritoFaro
ConcelhoTavira
FreguesiaTavira (Santa Maria e Santiago)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
A Ermida de Santa Ana (designação mais correta que Igreja de Santa Ana) implanta-se no designado Alto de Sant'Ana, pequena colina situada na margem direita do Rio Gilão, espaço outrora ermo e fora dos limites da cidade de Tavira. Esta Ermida apenas recebeu algum enquadramento urbano a partir da segunda metade do século XVIII, com a construção do Palácio do Governador e Capitão General do Algarve, imóvel hoje desaparecido. Foi neste período que o pequeno templo é reconstruído de modo a adaptar-se a capela do Palácio, adquirindo assim o seu aspeto atual. Verifica-se, no entanto, que na torre sineira surge a data de 1727 altura em que, muito provavelmente, terão sido introduzidas no imóvel algumas alterações em termos construtivos.
O templo apresenta uma planta longitudinal, composta pelos retângulos da nave única e da capela-mor, com sacristia anexa e estreita divisão de acesso ao púlpito. A cobertura é em telhado de duas águas hoje coberta por telha mourisca. A fachada principal é cega abrindo-se apenas uma pequena janela baixa, do lado esquerdo de um portal de perfil setecentista, ostentando verga arqueada e lacrimais nas ombreiras. O mesmo tipo de portal surge na fachada lateral virada a Sul. De referir ainda a existência, na fachada principal, de uma cruz com seu pedestal em azulejos.
O interior apresenta três retábulos: o da capela-mor em talha dourada de estilo nacional datável do século XVIII que integra algumas imagens de madeira, e os dois altares laterais mais tardios. Destaca-se, igualmente, uma pintura quinhentista de Nossa Senhora da Piedade, com nítida influência da obra do conhecido pintor Luís de Morales, El Divino (1510-91). A sacristia integra a imagem de um Santo Franciscano do século XVIII e uma pintura da Imaculada Conceição da mesma data.


História
A Ermida de Santa Ana remonta à Idade Média, sendo um dos templos mais antigos de Tavira. Durante intervenções arqueológicas efetuadas no local em 2003, foram detetados elementos osteológicos humanos e estelas funerárias medievais que integravam uma antiga necrópole, confirmando assim a antiguidade deste templo. Para além destas descobertas, foram também identificadas estruturas do antigo palácio do Governador.
A Ermida pertenceu à Ordem de Santiago e é durante uma visitação datada de 1518, que surge descrita como tendo "huma soo casa (...) hum altar na capella de huma soo pedra com quatro esteyos e huma imagem de Samta Ana com Nossa Senhora e Seu Filho no collo, de vullto, çarrada com suas grades (...) E o corpo da dita Irmida tem as paredes de pedra e caal e com hum arquo no meyo". O visitador salienta ainda que "hé tam amtigua que nom há hy memoria de quem a edificou". Em 1756 a Ermida foi adaptada a capela do palácio do Governador e Capitão-General do Algarve quando este, após o grande sismo de 1755, deixou Lagos e se transferiu para Tavira. Mais tarde o imóvel passou a pertencer ao exército até que, em 1936, foi adquirido pela Câmara Municipal de Tavira. Será a referida autarquia que, no início do século XXI, promove uma ampla reabilitação da Ermida e da sua envolvente.

Maria Ramalho/DGPC/2016 com o apoio de Célia Teixeira e Daniel Santana/C. M. Tavira.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens8
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Roteiro das igrejas de TaviraLAMEIRA, FranciscoEdição1996
Roteiro das Igrejas, Ermidas e Capelas de TaviraEdição2008Tavira

IMAGENS

Ermida de Santa Ana - vista geral a partir do miradouro de Santa Ana, 2006.

Ermida de Santa Ana - Fachadas principal e lateral direita, 2006.

Ermida de Santa Ana - Fachada principal: painel de azulejos formando uma cruz, 2006.

Ermida de Santa Ana (Tavira) - fachada principal. Foto Nerve, 2008.

Ermida de Santa Ana (Tavira) - torre sineira. Foto Nerve, 2007.

Ermida de Santa Ana (Tavira) - altar-mor. Foto Nerve, 2008.

Ermida de Santa Ana (Tavira) - altar-mor. Foto Nerve, 2008.

Igreja de Santa Ana (Tavira) - implantação do imóvel na vista aérea, 2014.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt