Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela da Misericórdia de Álvaro
Designação
DesignaçãoCapela da Misericórdia de Álvaro
Outras Designações / PesquisasCapela da Santa Casa da Misericórdia de Álvaro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCastelo Branco/Oleiros/Álvaro
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça da MisericórdiaÁlvaro Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.975589-7.965422
DistritoCastelo Branco
ConcelhoOleiros
FreguesiaÁlvaro
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Erigida no centro da povoação de Álvaro, nas imediações da igreja matriz, a Capela da Misericórdia de Álvaro é um edifício de planta longitudinal, composta por nave e capela-mor, com sacristia e capela lateral adossadas a norte e a sul, respetivamente. Este templo corresponde ao modelo estruturado para a igreja-tipo de Misericórdia, um templo de nave única, sem capela-mor, formando um bloco homogéneo em caixa lisa "onde sopra o espírito do humanismo cristão erudito e severo" decorrente das normas artísticas decretadas pelo Concílio de Trento (Moreira: 2000, p. 151).
A fachada principal possui ao centro portal de moldura retangular simples, rematado por frontão triangular interrompido por nicho com a imagem da Virgem e ladeado pela lápide com inscrição que atesta a fundação da Misericórdia: "Esta Misericórdia foi fundada por Catarina Garcia viúva de Manuel Gomes Curado por seus filhos o Capitão Bartolomeu Gomes Cirado e Ana Curado David no ano 1597".
No segundo registo, sobre o portal, foi aberto um janelão com moldura em arco abatido e gradeamento. A fachada é rematada em empena, encimada por cruz.
A fachada lateral do lado do Evangelho apresenta portal e postigo, estando adossada à parede uma alminha pintada com a figuração de Nossa Senhora das Dores. A sacristia divide-se em dois registos, o primeiro com duas portas, o segundo com duas janelas, todas de moldura retangular. Sobre a sacristia foi colocada dupla sineira, em L, rematada por cruz e dois pináculos.
Na fachada lateral do lado da Epístola, onde se situa a capela lateral, foram abertos dois postigos de moldura retangular e foi colocada sobre a capela uma janela gradeada de moldura em arco abatido semelhante à da fachada principal. Era nesta fachada lateral que se encontrava originalmente a lápide memorial da fundação.
O interior do templo é coberto por teto de madeira pintada, formando falsa abóbada de berço abatido. Do lado do Evangelho ergue-se o púlpito de madeira com balaustrada; do lado da Epístola, abre-se um arco pleno que antecede uma capela lateral, dedicada ao Senhor dos Passos, com cobertura em caixotões de madeira e retábulo de madeira policromada. No piso, foi colocada a lápide tumular do Capitão José Rodrigues.
O arco triunfal possui lintel em arco pleno, com impostas salientes, e a capela-mor tem ao centro retábulo de talha dourada com esculturas da Virgem e de Santa Isabel. Duas estátuas, em tamanho natural, representando Nicodemos e José de Aritmeia, foram colocadas em nichos nas paredes laterais. O teto é de caixotões de madeira, pintados com as representações de 21 santos do Hagiológio.
História
A data da fundação da Misericórdia de Álvaro continua indefinida, sendo possivelmente anterior a 1521, já que se supõe que a confirmação do seu primeiro compromisso terá sido dada ainda pelo rei D. Manuel I (Paiva: 2004, p. 379).
A lápide da fachada, que refere a data 1597, estará, por seu turno, ligada à fundação do templo e aos irmãos que patrocinaram a obra ou, pelo menos, integravam os corpos dirigentes da irmandade alvarense durante a empreitada.
No pequeno templo tardo-maneirista, de feições austeras, destacam-se as estátuas de vulto que estão no interior, representando, Nicodemos e José de Aritmeia, que são atribuídas a Tomé Velho, discípulo de João de Ruão (Serrão: 2001, p. 150), derivando possivelmente de um programa escultórico de maiores dimensões com a representação da Deposição no túmulo, uma tipologia relativamente comum nas Misericórdias beirãs na segunda metade do século XVI.
O edifício sofreu sucessivas campanhas de restauro no interior no século XVIII, datando desta época o retábulo da capela-mor.
A Capela da Misericórdia de Álvaro está classificada desde 1997.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
História da Arte em Portugal - o Renascimento e o ManeirismoSERRÃO, VítorEdição2002Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Memórias da vila de Oleiros e do seu concelhoPIMENTEL, D. João AmaralEdição1881Angra do Heroísmo
"As Misericórdias: um património artístico da humanidade", 500 Anos das Misericórdias Portuguesas, pp. 135-164MOREIRA, RafaelEdição2000Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa
Portugaliae Monumenta Misericordiarum, vol. 3. A Fundação das Misericórdias: o Reinado de D. ManuelPAIVA, José Pedro (Coord.)Edição2004Lisboa

IMAGENS

Capela da Misericórdia de Álvaro - Fachada principal

Capela da Misericórdia de Álvaro - Fachada lateral esquerda

Capela da Misericórdia de Álvaro - Interior: caixa com imagem de Cristo Morto

Capela da Misericórdia de Álvaro - Interior: arco triunfal da capela-mor

Capela da Misericórdia de Álvaro - Fachada principal: nicho com imagem sobre o portal

Capela da Misericórdia de Álvaro - Interior: lápide com inscrição no pavimento da nave

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt