Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa na Rua dos Clérigos, 7
Designação
DesignaçãoCasa na Rua dos Clérigos, 7
Outras Designações / PesquisasCasa na Rua dos Clérigos, n.º 7 (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Guarda/Guarda
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua dos ClérigosGuarda Número de Polícia: 7
LATITUDE LONGITUDE
40.538069-7.268546
DistritoGuarda
ConcelhoGuarda
FreguesiaGuarda
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada numa das artérias centrais do centro histórico da Guarda, a casa com o número 7 da Rua dos Clérigos terá sido erigida nos últimos anos do século XIV.
O edifício habitacional desenvolve-se numa planta retangular, disposta ao longo da artéria, dividindo-se em dois pisos, a "loja", no piso térreo (destinado principalmente a armazém ou recolha de gado), e habitação no piso superior, ou nobre.
A fachada é composta por blocos de aparelho rústico de contornos irregulares, distribuindo-se os vãos de forma assimétrica. Estes constam, no piso inferior, de um rasgamento quadrado sem moldura, e de duas portas geminadas, uma mais larga rematada em arco hexagonal, e a outra mais estreita, em arco quebrado. No primeiro andar destaca-se a janela que encima a primeira porta, também de maiores dimensões, com lintel dentado e flanqueada por duas mísulas bastante salientes. À direita abre-se outro vão sem moldura.
No interior, ambos os andares são compostos por compartimentos únicos, com soalho, escada principal e vigamentos do telhado em madeira. Uma porta interior, que permitia a comunicação com com o edifício contíguo, foi entaipada nos anos 80 do século XX, quando se realizaram algumas pequenas obras na casa.
História
A Rua dos Clérigos foi uma das artérias medievais rasgadas depois da reconstrução das muralhas da Guarda, no reinado de D. Fernando I, que ampliou o perímetro defensivo da cidade. A artéria integra uma grelha irregular de vias que se dispõe à volta da Torre dos Ferreiros, um espaço que até à época se situava nos arrabaldes. A rua acabaria por ficar localizada nos terrenos traseiros à cabeceira da atual Sé da Guarda, erigida já no século XV em substituição da catedral mandada construir na centúria anterior por D. Sancho II. A Rua dos Clérigos tornava-se, assim, num eixo nobre, adequado à habitação do clero local, conforme atesta o seu nome.
A casa do número 7 terá sido erigida depois da obra da muralha fernandina, nas décadas finais de Trezentos, localizando-se então nos limites do estaleiro da catedral, durante o século e meio que demorou a conclusão desta. Esta casa nasce, portanto, "à sombra da Sé", partilhando não apenas o granito escuro que predomina na região, mas igualmente o carácter robusto, austero e compacto da generalidade das edificações da cidade, com especial destaque para o predomínio da parede sobre os vãos, de recorte muito simples (Pereira: 1995, p. 35).
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
GuardaPEREIRA, José FernandesEdição1995Lisboa
Tesouros Artísticos de PortugalALMEIDA, José António Ferreira deEdição1976Lisboa
Monografia artística da GuardaRODRIGUES, Adriano VascoEdição1984Guarda3ª edição

IMAGENS

Casa na Rua dos Clérigos, 7 - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt