Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Penedo de granito com motivos insculturados e esculturados
Designação
DesignaçãoPenedo de granito com motivos insculturados e esculturados
Outras Designações / PesquisasPenedo da Chieira / Penedo de Granito com motivos insculturados (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Arte Rupestre
TipologiaArte Rupestre
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Cinfães/Cinfães
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- no declive superior da Quinta da Chieira, 20 m a norte e na margem esquerda do caminho que vai de Cidadelha a Ruivas- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.078309-8.083945
DistritoViseu
ConcelhoCinfães
FreguesiaCinfães
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaÉ numa zona particularmente rica em recursos cinegéticos e em beleza natural, essencialmente conferida pelo vale de Bestança, que se ergue o "Penedo de granito com motivos insculturados e esculturados", situado na Quinta da Chieira (onde foram de igual modo identificados vestígios da presença romana), que lhe atribuiu a designação pela qual será localmente mais conhecido: "Penedo da Chieira".
Trata-se, na verdade, de um rochedo de enormes proporções, cuja superfície foi amplamente insculturada, sobretudo na face orientada a Este, numa demonstração da carga simbólica que foi sendo atribuída ao local ao longo dos tempos.
As três figuras identificadas, representando dois adultos e uma criança, inserem-se numa edícula de arco polilobado, abatido, e assentam sobre base epigrafada de difícil leitura. Uma das imagens traja saio comprido e cinto, segurando nas mãos o que parece ser um livro. A segunda imagem adulta enverga saio curto e um resguardo na cabeça, agarrando um hipotético báculo. Por fim, a criança, trajando veste abaixo dos joelhos, ampara-se às duas anteriores, que a ladeiam.
Junto a este conjunto, eventualmente representando a "Sagrada Família", foi esculpido um pequeno nicho com uma imagem feminina, possivelmente da Virgem. Por baixo, assoma outro elemento epigráfico encimado por forma cónica entrelaçando um elemento não identificado. Adjacente, outra figura humana em posição de oferenda.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt