Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira
Designação
DesignaçãoIgreja Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de Canha / Igreja de Nossa Senhora da Oliveira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Montijo/Canha
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua de Santo AntónioCanha Número de Polícia:
Travessa dos Cravos VermelhosCanha Número de Polícia:
Largo da IgrejaCanha Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.767669-8.624508
DistritoSetúbal
ConcelhoMontijo
FreguesiaCanha
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (alterou a designação, retirando a menção "também denominada de 'São Sebastião de Canha') (ver Decreto)
Em 16-05-1994 a Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira confirmou a informação da CM de Montijo
Em 17-12-1993 a CM de Montijo solicitou a correcção da designação por a igreja ter apenas a invocação de Nosa Senhora da Oliveira
Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (classificou com a designação de Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira, também denominada "de São Sebastião de Canha") (ver Decreto)
Edital de 15-09-1987 da CM de Montijo
Despacho de homologação de 4-11-1986 da Secretária de Estado da Cultura
Despacho de homologação de 3-11-1986 do presidente do IPPC
Parecer de 28-10-1986 do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como VC
Em 1-06-1983 a CM de Montijo enviou a documentação solicitada
Em 19-10-1982 foi solicitado à CM de Montijo o envio de documentação para a instrução do processo de classificação
Processo iniciado em 1982 no IPPC
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA primeira informação que possuímos acerca deste templo - então designado por Igreja de Santa Maria de Canha - data de 1252. Sabendo-se que a vila recebeu foral em 1235, passado por D. Paio Peres Correia, Mestre da Ordem de Santiago em Portugal, tudo indica que a edificação da igreja tenha acontecido na sequência da tomada de posse do território por parte daquela Ordem, instituição a que se deve a primitiva organização cristã pós-reconquista da região. Ainda hoje, Canha encontra-se vinculada ao Distrito de Setúbal pela ligação do seu passado histórico aos santiaguistas, e não às terras de Montemor e de Évora, com as quais a freguesia confronta e tem mais fáceis acessos.
Do período medieval da igreja, todavia, e à excepção do antigo orago, nada chegou até aos nossos dias. A sua actual configuração data da época moderna, período de relativa decadência da vila mas que foi importante o suficiente para nos legar grande parte das características artísticas da localidade. Através das Visitações efectuadas pela Ordem de Santiago a esta sua antiga comenda, sabemos que os primeiros anos do século XVI foram marcados por importantes obras no templo, algumas em consequência do terramoto de 1531 (LUCAS, s.d., p.25). Infelizmente, também elas foram largamente sacrificadas nos séculos seguintes, restando o lavabo renascentista da sacristia como testemunho notável dessa etapa da história da igreja.
Anexa à nave, pelo lado Sul, conserva-se a mais importante parcela do monumento: a capela funerária de Nossa Senhora do Rosário, mandada construir pelo Padre António Gonçalves, que se fez sepultar em campa rasa junto ao altar. De planta rectangular, é acessível através de um arco maneirista, de volta perfeita, e possui as paredes integralmente cobertas por azulejos enxaquetados dispostos em losangos e formando uma parede-tapete. A pintura do tecto obedece aos mesmos esquemas geométricos ritmados, ostentando, ao centro, um medalhão com a espada da Ordem de Santiago, e o altar é forrado por um frontal de azulejos de tons quentes, certamente importado das oficinas de Talavera de la Reina.
A parede nascente desta capela é totalmente coberta por um retábulo maneirista, de estrutura vertical quadripartida, presumivelmente atribuído ao entalhador Jacques de Campos. Nele se inscrevem cinco tábuas - Adoração dos Reis Magos; Visitação; Santiago Maior; Adoração dos Pastores e Nossa Senhora do Rosário - restando ainda a dúvida sobre uma sexta pintura, alusiva a Santiago. Estilisticamente, tratam-se de obras aparentadas com o pintor lisboeta Diogo Teixeira, eventualmente um seu discípulo, Tomás Luís (SERRÃO, 2002, p.233), que sabemos ter trabalhado para a Misericórdia de Aldeia Galega do Ribatejo (actual Montijo), a partir de uma encomenda feita a Diogo Teixeira que este não pôde cumprir.
A igreja propriamente dita compõe-se de nave única e capela-mor rectangular. Na sacristia, a identificação recente de uma inscrição com a data de 1774 vem colocar a hipótese de, por essa altura, se ter consumado uma reforma estrutural de grande porte. Dessa campanha farão parte os dois retábulos laterais (não exactamente coincidentes em termos cronológicos), em talha dourada, únicos que sobreviveram dos cinco mencionados em 1758: Retábulo-mor e retábulos de Santo António, São Miguel, Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário (LOURO, 1974, pp.6-7).
No século XIX deram-se novas obras, sendo a principal a substituição do retábulo-mor pelo actual, de cariz neoclássico e popular, mas que pretendeu reafirmar um figurino estético ainda barroco. Já na segunda metade do século XX, o templo foi parcialmente restaurado, optando-se, então, pelos revestimentos azulejares polícromos das paredes das naves e pelo tecto abobadado, em substituição dos caixotões de madeira que, com certeza, o tempo barroco havia conferido ao corpo da igreja.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias8

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Edifícios e monumentos notáveis do concelho do MontijoGRAÇA, LuísEdição1989Montijo
Subsídios para a História do Concelho do Montijo - cronologia geralLUCAS, IsabelEdição1992Montijo
"Tomás Luís e o antigo retábulo da igreja da Misericórdia de Aldeia Galega do Ribatejo", ArtisSERRÃO, VítorEdição2002Lisboa
Freguesias e Capelas curadas da Arquidiocese de Évora (sécs. XII-XX)LOURO, Henrique da SilvaEdição1974Évora
"A vila de Canha (III)", A Provícia, 17/3LANDEIRO, José ManuelEdição1955Montijo
"A vila de Canha (II)", A Província, nº2, 10/3LANDEIRO, José ManuelEdição1955Montijo
"A vila de Canha (IV)", A Província, nº5, 31/3LANDEIRO, José ManuelEdição1955Montijo
Igrejas e Capelas da Costa AzulDUARTE, Ana LuisaEdição1993Setúbal

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt