Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Mamede de Ribatua
Designação
DesignaçãoIgreja de São Mamede de Ribatua
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de São Mamede de Ribatua / Igreja de São Mamede (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Alijó/São Mamede de Ribatua
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -São Mamede de Ribatua Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.248214-7.429678
DistritoVila Real
ConcelhoAlijó
FreguesiaSão Mamede de Ribatua
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 8/83, DR, I Série, n.º 19, de 24-01-1983 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaAs origens da paróquia de São Mamede de Ribatua remontam ao século XII ou XIII, mas a igreja que hoje se conhece é uma construção setecentista, erguida, muito possivelmente, em substituição de um templo de época anterior.
Sobre as campanhas arquitectónicas do século XVIII, sabe-se que o portal foi executado em 1737, data que aí se encontra inscrita. No entanto, e de acordo com as Memórias Paroquiais de 1758, nesse ano a capela-mor não estava ainda terminada. Assim, concluí-se que a igreja de São Mamede de Ribatua foi construída entre a década de 1730 e a de 1750/60, época coincidente com a linguagem dos elementos decorativos do seu interior.
A fachada principal, com pilastras nos cunhais, é marcada pelo frontão triangular que a remata, truncado pela torre sineira de remate em coruchéu. O portal, de verga recta, envolto por pilastras, é coroado por um nicho com a imagem do padroeiro, exibindo, no entablamento, uma cartela com o monograma IHS e a data de 1737 já referida.
De planta longitudinal desenvolve-se em nave única, com coro, capela-mor mais baixa e estreita, e sacristia e Casa das Almas adossadas à esquerda. A nave é percorrida por um silhar de azulejo azul e branco de padrão vegetalista, exibindo dois púlpitos (com baldaquino de talha), dois altares laterais e dois colaterais. Estes, tal como o da capela-mor, são de talha dourada e polícroma tardo-barrocos ou rococó.
Uma referência ainda para o baixo relevo que se encontra no sub-coro representando o Baptismo de Cristo e que foi executado por José Joaquim Teixeira Lopes, natural de São Mamede de Ribatua (1837), como módulo para o de bronze que existe na capela baptismal do Sé do Porto.
(RC)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra ClassificaçãoAlto Douro Vinhateiro
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Monografia de S. Mamede de RibatuaROCHA, Pinto daEdição1993S. Mamede de Ribatua
Monografia do concelho de AlijóLEITÃO, Fernando RodriguesEdição1963Lisboa

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt