Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja matriz de Sezures e respectivo adro
Designação
DesignaçãoIgreja matriz de Sezures e respectivo adro
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de Sezures / Igreja de Nossa Senhora da Graça (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Penalva do Castelo/Sezures
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da IgrejaSezures Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.700069-7.630111
DistritoViseu
ConcelhoPenalva do Castelo
FreguesiaSezures
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImplantada num adro, delimitado por um muro, a igreja matriz de Sezures destaca-se pela sua fachada de remate contracurvado, prolongada pela torre sineira que se ergue, à direita, num plano ligeiramente recuado. Não se conhece a data da sua edificação, embora a Irmandade tenha sido instituída em 1704, época em que, com certeza, já o templo se encontrava concluído (CAMPOS, 1989, p. 228). O ano de 1822, inscrito sobre o portal, corresponde à reedificação da fachada e, muito possivelmente, a uma campanha de obras que teve como objectivo a ampliação do corpo da igreja. Esta ideia encontra justificação na parede do lado Sul, onde uma fenda indicia um corte, e no interior, onde o lajeado que reveste o pavimento foi interrompido a partir de metade da nave (IDEM, p. 229). Infelizmente, a inexistência, até à data, de outros dados ou documentos, não nos permitem avançar mais seguramente neste campo, que permanece em aberto. Em todo o caso, e apesar destas lacunas, parece incontestável o valor que a igreja assume no âmbito da freguesia de Sezures, constituindo não apenas um importante pólo religioso, mas também um relevante marco arquitectónico e histórico da localidade.
A fachada principal apresenta pilastras nos cunhais, que são prolongadas por imponentes pináculos. Ao centro, o portal principal, em arco abatido, é encimado por frontão triangular curvo e, no mesmo eixo, abre-se a janela de iluminação do coro, com moldura de cantaria muito depurada. Remata o alçado, uma empena de lanços contracurvados, que termina no frontão triangular curvo, onde assenta a cruz. Do lado direito, a torre sineira assenta sobre uma estrutura aberta por um arco de volta perfeita, de forma a permitir a comunicação e passagem. As duas sineiras são rematadas por cornija e pináculo central. O volume da capela-mor e da sacristia destaca-se por não apresentar reboco, e por ser mais avançado, acedendo-se a esta última dependência através de uma escadaria, com alpendre sustentado por coluna.
No interior, o espaço é definido pela nave única, com coro alto, um altar colateral, um púlpito, e dois altares colaterais de talha policromada, articulando-se com a capela-mor através do arco triunfal de volta perfeita. O retábulo-mor, de talha, foi dourado em 1716 por Baltasar Pinto da Mota e Francisco de Almeida Tavares (ALVES, 2001). Ainda na capela-mor, o tecto de caixotões, com representações de santos, é uma obra moderna, de 1980, que veio substituir o anterior (CAMPOS, 1989, p. 230).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Monografia da freguesia de SezuresCAMPOS, António deEdição1989Penalva do Castelo
Artistas e Artífices nas Dioceses de Viseu e LamegoALVES, AlexandreEdição2001Viseu

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palacete Vilar de Allen
Rua António Cardoso, nº 175
4150-081 Porto, Portugal
NIF 517 842 920

Tel. +351 226 000 454
geral@patrimoniocultural.gov.pt