Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa e Quinta de Minotes
Designação
DesignaçãoCasa e Quinta de Minotes
Outras Designações / PesquisasCasa da Quinta de Minotes (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Conjunto
TipologiaConjunto
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Guimarães/Fermentões
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua de Souto e MinotesLugar de Minotes Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.462857-8.305193
DistritoBraga
ConcelhoGuimarães
FreguesiaFermentões
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 5/2002, DR, I Série-B. n.º 42, de 19-02-2002 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaOs solares portugueses construídos ao longo dos séculos XVI e XVII derivam de três grandes influências: a arquitectura popular tradicional portuguesa, a arquitectura militar medieval e a arquitectura erudita do renascimento. A arquitectura tradicional permitiu a adaptação da simplicidade de divisão do espaço. Por seu turno, a arquitectura militar medieval levou para as casas senhoriais a torre, como elemento simultaneamente de defesa e de habitação, que com os avanços da pirobalística no século XVI perdeu as suas funções iniciais e tornou-se e símbolo de prestígio, linhagem nobre e poder da família proprietária. Por fim, os elementos da arquitectura erudita do Renascimento chegam aos solares através da acção dos vários engenheiros militares que, a partir do século XVII, aplicaram na arquitectura civil a teoria arquitectónica mais erudita, divulgada especialmente através dos escritos de Sebastiano Serlio e Andrea Palladio. Foi sobretudo este último teórico que, no primeiro dos seus I quattro libri dell'Architettura, descreveu a forma como deveria estar organizado o espaço interior das casas senhoriais.
A Casa de Minotes é um dos edifícios construídos segundo este modelo de casa senhorial setecentista, havendo referências documentais sobre ela desde o século XVI. Propriedade de uma família rural abastada, os Martins de Minotes, a casa conheceu o seu apogeu no século XVIII quando a família se dedicava ao comércio brasileiro. O seu carácter de casa rural advém-lhe da articulação espacial que resulta da interligação do espaço interior da casa com os pátios.
A Casa de Minotes é constituída por quatro núcleos habitacionais, à esquerda do portal de entrada situam-se as dependências agrícolas, nomeadamente a adega e a tulha, a oeste foi construído o solar, a norte a zona de quartos e a este a cozinha. O solar possui planta composta irregular, em forma de U, com cobertura homogénea, apresentado um modelo muito simples, sem decorações. A fachada principal possui um único registo, desenvolvendo-se longitudinalmente, com janelas de guilhotina de moldura de avental. As restantes fachadas desenvolvem-se em dois pisos. No interior a articulação dos espaços é feita através de um corredor central que percorre longitudinalmente o corpo principal e, no topo norte, por uma sala que garante o acesso à compartimentação envolvente. As salas possuem tectos de madeira em tabuado, exceptuando a sala de entrada principal, com cobertura de masseira. A fachada este é percorrida, no primeiro registo, por uma varanda com alpendre sobre coluna toscana que abre para o pátio de serviço, em formato de U, fechado por um anexo fronteiro.
Catarina Oliveira
IPPAR/2003
ProcessoConjunto localizado no lugar de Minotes, com acesso pela estrada nacional n.º 101 (Braga-Guimarães), pelo desvio para Fermentões, seguido pelo desvio para Selho São Cristovão, freguesia de Fermentões.
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens12
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Velhas casas de GuimarãesMORAIS, Maria AdelaideEdição2001Porto
Cozinhas. Espaço e ArquitecturaPEREIRA, Ana MarquesEdição2006Lisboa

IMAGENS

Casa de Minotes - Vista geral e envolvente

Casa de Minotes - Fachada principal

Casa de Minotes - Portal principal da quinta

Casa de Minotes - Fachada principal: porta principal de acesso

Casa de Minotes - Interior: sala de entrada

Casa de Minotes - Interior: sala de estar

Casa de Minotes - Interior: espaço de acesso ao piso térreo

Casa de Minotes - Interior: oratório

Casa de Minotes - Interior da cozinha

Casa de Minotes - Fachada posterior

Quinta de Minotes - Fontanário

Casa de Minotes - Fachada principal: pedra de armas (Brasão dos Martins de Minotes)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt