Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela e retábulo de São Brás
Designação
DesignaçãoCapela e retábulo de São Brás
Outras Designações / PesquisasCapela de São Brás (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Gavião/Belver
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Castelo de BelverBelver Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoPortalegre
ConcelhoGavião
FreguesiaBelver
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaDespacho de encerramento do presidente do IPPAR (2005)
Proposta de encerramento da DR de Évora do IPPAR (2005), por nãoo ter valor nacional
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Capela de São Brás ergue-se no interior do Castelo de Belver, no lado Norte do recinto. Foi construída na segunda metade do século XVI, apresentando-se como obra de transição do Renascimento para o Maneirismo, e integrando alguns elementos já barrocos. É um singelo templo de planta quadrada, com fachada aberta por um portal de verga recta emoldurado por arquitrave assente em pilastras lisas, e sobrepujado por pequeno óculo redondo. A empena triangular é cortada no cimo por uma pequena sineira encimada por cruz com representação do Crucificado.
O espaço interior é coberto por abóbada de berço assente em cornija. É também redondo o arco que antecede a capela-mor, sobre colunas de capitéis dorico-romanos. A capela-mor tem abóbada de caixotões pintados, de um só tramo. Destaca-se o retábulo de talha do altar-mor, em madeira de castanho, exibindo uma imagem de São Brás pisando um porco em nicho central, rodeado por vinte e oito nichos onde se expunham outros tantos relicários (bustos e braços) com relíquias de santos, trazidas da Palestina pelos freires hospitalários. O retábulo terá sido oferecido à capela pelo Infante D. Luís, filho de D. Manuel, e Prior do Crato entre 1527 e 1555. O Priorado do Crato, cabeça da Ordem do Hospital (denominada Ordem de Malta a partir do século XVI) em Portugal, detinha a jurisdição de Belver desde a doação de D. Sancho I, em 1194, e o seu castelo chegou a ser sede da Ordem até 1350, ano da sua transferência para o Crato.
No retábulo, a curiosa presença do porco aos pés de São Brás evoca talvez o episódio no qual o santo convence um lobo a soltar o cerdo que capturara, pertença de uma camponesa. De notar ainda que em várias regiões a tradição da matança do porco se liga à devoção a São Brás, pedindo-se protecção ao santo para a conservação do fumeiro, ou entregando-se uma pequena contribuição, fruto da matança, para a sua festa. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCastelo de Belver
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Fachada

Interior da capela

Retábulo

Retábulo - Pormenor

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt