Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castelo de Cabeço de Vide
Designação
DesignaçãoCastelo de Cabeço de Vide
Outras Designações / PesquisasCastelo de Cabeço de Vide(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Castelo
TipologiaCastelo
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Fronteira/Cabeço de Vide
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Cabeço de Vide Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoPortalegre
ConcelhoFronteira
FreguesiaCabeço de Vide
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Em 4-04-1975 a DGAC comunicou à CM de Fronteira que o imóvel estava em vias de classificação
Parecer de 17-01-1975 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a solicitar uma melhor instrução do processo
Proposta de classificação de 6-01-1975 da DG dos Assuntos Culturais
ZEPSem efeito, por o procedimento de classificação ter caducado
Parecer de 23-04-2008 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P. a propor em alternativa a classificação do conjunto urbano
Proposta de 10-01-2008 da DRC do Alentejo para a definição de uma ZEP conjunta dos Imóveis Classificados e em Vias de Classificação de Cabeço de Vide
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEstão mal esclarecidas as fases de ocupação do ponto dominante onde se ergueu, no período medieval, o castelo de Cabeço de Vide. A tradição local aponta para o aparecimento de elementos romanos, situação sucessivamente não confirmada por prospecções no local. As duas escavações efectuadas no interior do recinto (1999, por La Salete da Ponte e 2005, a cargo de André Carneiro) lograram identificar elementos de épocas bem mais tardias, da viragem para a Época Moderna ou já do século XIX, se bem que a área investigada é ainda bastante reduzida para negar, à partida, qualquer evidência de romanização.
Também não são conhecidas as circunstâncias que levaram à edificação do castelo medieval, construído presumivelmente no século XIV. O portal de entrada, voltado a Sul, ostenta a Ordem de Avis, o que sugere a existência de uma determinação desta instituição para que se edificasse o conjunto. Dele, infelizmente, pouco resta, confundindo-se normalmente os vestígios de origem proto-histórica com as ruínas do que terá sido a fortaleza gótica. No interior, identificam-se estruturas habitacionais, uma cisterna, um poço e alguns silos, que parecem apontar para ocupações baixo-medievais, a rondar os séculos XV e XVI. Também a barbacã que envolve o castelo deve corresponder a este período.
A guerra que Portugal custeou contra Espanha, nos meados do século XVII, pode ter favorecido uma reocupação pontual do castelo, eventual fase de ocupação que carece, igualmente, de um estudo mais aprofundado. O efectivo conhecimento do castelo de Cabeço de Vide passa por um projecto arqueológico de maior fôlego, que possa trazer informações sobre as múltiplas dúvidas que actualmente se enfrentam sempre que se pretende caracterizar o monumento.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Castelo. Portão de entrada

Pano de muralha a Este

Planta de localização

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt