Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja da Misericórdia de Alcácer do Sal
Designação
DesignaçãoIgreja da Misericórdia de Alcácer do Sal
Outras Designações / PesquisasIgreja e Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Alcácer do Sal/Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Rui SalemaAlcácer do Sal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.37135-8.511158
DistritoSetúbal
ConcelhoAlcácer do Sal
FreguesiaAlcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação para IM - Interesse Municipal
CronologiaEnviada cópia do processo pelo Ministério da Cultura à CM de Alcácer do Sal em 3-05-2010 a fim de ponderar a conclusão do procedimento
Despacho de homologação de 15-04-1991 do Secretário de Estado da Cultura
Parecer de 28-02-1991 do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como VC
Proposta de 12-10-1989 da CM de Alcácer do Sal para a classificação como IIP
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada perto do Rio Sado, no centro de Alcácer do Sal, a Igreja da Misericórdia é um edifício de planta retangular, que se desenvolve num plano perpendicular em relação à via, ao qual se adossam os edifícios do hospital, lateralmente, e os anexos da irmandade, no tardoz, que formam um corpo em L.
O templo, que resulta de distintas campanhas de obras, apresenta uma fachada principal heterogénea que, embora mantenha a estrutura maneirista, apresenta elementos barrocos, originários da obra do século XVIII. Ladeada por dois contrafortes, o frontispício é precedido por um conjunto de degraus, apresentando-se dividido em três registos. No piso térreo foi rasgado ao centro o portal de moldura retangular, com pilastras e frontão de aletas, no qual foi inserido o escudo nacional. No eixo do portal foram abertas duas janelas, correspondentes a cada um dos registos superiores, executadas na campanha de obras setecentista. Na fachada lateral ergue-se um portal manuelino, de moldura retangular, com verga polilobada.
A disposição interna é característica dos templos de Misericórdia quinhentistas e seiscentistas, apresentando o interior como um espaço único, com a nave e a capela-mor diferenciadas apenas pela elevação do pavimento.
A igreja foi profundamente alterada no século XVIII, numa campanha de obras em que se executou um programa decorativo de gosto rococó, visível nos altares de talha polícroma, quer laterais, quer no retábulo-mor, ou na guarda do coro-alto. Os silhares de azulejo polícromo seiscentistas foram mantidos, decorando toda a extensão da nave.
A abóbada de berço que cobre o espaço da nave foi pintada nos finais de Oitocentos, exibindo representações da Virtudes, da Fé, da Esperança e da Caridade. As paredes laterais, com medalhões de estuque neoclássicos, foram também pintadas, com símbolos da Eucaristia e bustos dos Evangelistas.
História
A Misericórdia de Alcácer do Sal foi fundada em 1530 por D. Rui Salema, criado da Casa do Infante D. Luís, prior do Crato, e proprietário do Solar dos Salemas no centro da vila. Em 1547 era edificado o hospital contíguo, com a respetiva farmácia.
A igreja terá sido edificada nos cerca de quinze anos que distanciam estas duas datas, datando do templo primitivo o portal principal, um elegante exemplar do renascimento regional. O portal manuelino que se ergue na fachada lateral deverá ter sido aproveitado de outro edifício anterior, possivelmente destruído na época.
Na segunda metade do século XVII era executada nova obra, devendo datar desta campanha os azulejos do silhar da nave. Algumas décadas depois, já na centúria de Setecentos, seria reformada a fachada principal, atendendo aos elementos decorativos da janela, já de gosto barroco. Da mesma época datará também a talha dos retábulos, o coro-alto e o púlpito. Cerca de 1895, o pintor setubalense Flamengo executava as pinturas da abóbada e os estuques.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Azulejaria em Portugal no século XVIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1971Lisboa
"Alcácer do Sal. Esbôço de uma monografia", Biblos, nº6, sep.CORREIA, VergílioEdição1930Coimbra
As Casas da Misericórdia: confrarias da Misericórdia e a arquitectura quinhentista portuguesa. Tese de doutoramento.PINHO, Joana Maria Balsa Carvalho deEdição2013Lisboa

IMAGENS

Igreja da Misericórdia de Alcácer do Sal - Fachada lateral direita: porta com moldura manuelina

Igreja da Misericórdia de Alcácer do Sal - Planta de localização

Igreja da Misericórdia de Alcácer do Sal - Vista geral

Igreja da Misericórdia de Alcácer do Sal - Interior: nave e capela-mor

Igreja da Misericórdia de Alcácer do Sal - Interior: lintel de porta com data de construção de 1547

Igreja da Misericórdia de Alcácer do Sal - Interior: nave e coro-alto

Igreja da Misericórdia de Alcácer do Sal - Interior: pormenor do revestimento azulejar

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt