Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa do Torreão
Designação
DesignaçãoCasa do Torreão
Outras Designações / PesquisasCasas Altas / Casa do século XVI / Casa do século XVI / Casa do Torreão / Casas Altas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Montemor-o-Velho/Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- Lugar de EreiraVerride Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.149731-8.712985
DistritoCoimbra
ConcelhoMontemor-o-Velho
FreguesiaAbrunheira, Verride e Vila Nova da Barca
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
Cronologia2-08-2004
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Situado no Rossio da povoação de Ereira, pertencente à freguesia de Verride, a Casa do Torreão é um exemplar de arquitetura civil quinhentista.
De planta retangular, o edifício apresenta na fachada principal um alpendre quadrangular, ao qual se acede por escada lateral, com entablamento assente sobre colunas toscanas e cornija com gárgulas em forma de canhoeira. O espaço do alpendre é coberto por um telheiro inspirado nos torreões renascentistas, que certamente deu a designação a casa. A varanda assenta sobre três mísulas, descarregando uma delas sobre uma coluna.
A porta principal é encimada por cornija, sendo ladeada por dois painéis de azulejos, um representando São Marçal, o outro representando um cavaleiro. As janelas têm moldura em pedra de Ançã, sem decoração. No interior, a sala nobre possui janelas conversadeiras.
Edificada no século XVI, possivelmente no segundo quartel da centúria, a Casa do Torreão é atribuída ao escultor João de Ruão, que se pressupõe ter sido o proprietário da mesma.
A presença do mestre normando nesta pequena povoação de Ereira, situado nos arredores de Montemor-o-Velho, é documentada por uma doação dos Cónegos Regrantes de Santa Cruz, feita em Março de 1566, que concedia ao escultor duas geiras de terra próximas da Casa do Torreão, como pagamento de serviços. Este fator, bem como a localização próxima das Pedreiras Velhas, situadas no limite da freguesia de Verride e utilizadas no século XVI para extração de pedra de Ançã utilizada nas obras na cidade de Coimbra, levam alguns autores a considerar a casa como local de residência, oficinas e arrecadação de João de Ruão (Duarte: 1941).
Embora de dimensões modestas e adulterada pelo mau estado de conservação, bem como por uma construção do século XX anexa à direita que lhe alterou parte substancial do elegante programa original, a Casa do Torreão apresenta um modelo renascentista bastante erudito, invulgar na freguesia. A sua possível ligação ao insigne escultor João de Ruão acrescenta-lhe valor patrimonial, sendo sem dúvida um exemplar da cultura humanística da região do Mondego da primeira metade de Quinhentos.
A Casa do Torreão foi classificada como de interesse municipal em 2004.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal: distrito de CoimbraGONCALVES, António NogueiraEdição1952Lisboa
Terras de Montemor-o-VelhoCONCEIÇÃO, Augusto dos SantosEdição1944Coimbra
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
João de Ruão, escultor da renascença coimbrãBORGES, Nelson CorreiaEdição1980Coimbra
Coimbra e RegiãoBORGES, Nelson CorreiaEdição1987Lisboa
Inventário Artístico de Portugal: distrito de CoimbraCORREIA, VergílioEdição1952Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa

IMAGENS

Casa do Torreão - Planta com a delimitação do imóvel

Casa do Torreão - Vista geral

Casa do Torreão - Fachada lateral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt