Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Mosteiro de Jesus, compreendendo o túmulo de Santa Joana
Designação
DesignaçãoMosteiro de Jesus, compreendendo o túmulo de Santa Joana
Outras Designações / PesquisasMuseu de Santa Joana, compreendendo o túmulo de Santa Joana / Museu de Aveiro / Mosteiro de Jesus/ Museu de Santa Joana (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Mosteiro
TipologiaMosteiro
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Aveiro/Glória e Vera Cruz
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida Santa Joana PrincesaAveiro Número de Polícia:
Praça do MilenárioAveiro Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.639582-8.6511
DistritoAveiro
ConcelhoAveiro
FreguesiaGlória e Vera Cruz
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 28-04-1961, publicada no DG, II Série, n.º 108, de 6-05-1961 (com ZNA)
Zona "non aedificandi"Portaria de 28-04-1961, publicada no DG, II Série, n.º 108, de 6-05-1961
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO actual Museu de Aveiro foi, nas suas origens, um convento dominicano, fundado em 1458 por D. Brites Leitoa, a quem se juntou, dois anos mais tarde, D. Mécia Pereira, cujos bens permitiram alargar o edifício original e edificar a igreja. A primeira pedra do novo templo foi lançada em 15 de Janeiro de 1462 por D. Afonso V, cujo nome haveria de ficar ligado a este convento através da sua filha, a Princesa Santa Joana, que aqui entrou a 4 de Agosto de 1472, permanecendo até à sua morte, ocorrida em 12 de Maio de 1490.
Um edifício com cerca de quatro séculos de existência reflecte, naturalmente, as diferentes campanhas de obras de que foi objecto, motivadas não apenas pela necessidade de reforma e alargamento dos espaços, mas também pela importância da actualização estética e litúrgica. Por esta razão, grande parte das dependências que hoje conhecemos são produto das intervenções proto-barrocas e barrocas, responsáveis pelos revestimentos de talha e azulejo, bem como pela não concluída remodelação da fachada.
O edifício não estava ainda concluído quando as primeiras religiosas tomaram o hábito, em Dezembro de 1464. Mas logo em 1482-1525 e 1525-1534, períodos em que o convento foi governado pelas abadessas D. Maria de Ataíde e D. Isabel de Castro, ocorreram ampliações, cujo alcance não é possível hoje estabelecer com exactidão. Conservam-se, no entanto, diversos elementos que nos ajudam a perceber a diversidade das obras e parte do seu alcance. Assim, os portais da igreja e do refeitório denotam uma linguagem manuelina, enquanto que o claustro aponta para soluções renascentistas, de que a tribuna da leitora, no refeitório, é também um exemplo. Já a capela-mor e os arcos das capelas do claustro revelam características maneiristas, enquanto os revestimentos de talha e azulejo, bem como a fachada principal são já de época barroca. Esta última, da segunda metade do século XVIII, alterou profundamente a depuração que caracterizava o edifício, conferindo-lhe um aspecto apalaçado.
Entre os diversos espaços do convento, ganham especial relevância a igreja, o coro baixo e a Sala de Lavor, onde faleceu Santa Joana. Esta última, foi remodelada em 1734, sendo então revestida por talha dourada e pinturas, encontrando-se ainda aqui um pequeno altar em memória da Princesa.
A igreja, renovada em 1592, foi totalmente revestida por talha e azulejos, a partir do final do século XVII, integrando-se nas denominadas "igrejas forradas a ouro". Contudo, também a talha não foi aplicada numa única campanha, encontrando-se os exemplos mais antigos, da segunda metade do século XVII, no tecto da nave (em caixotões) e na zona superior das paredes, tendo sido executados pelo entalhador portuense Domingos Lopes (PEREIRA, 1995, p. 108). O arco cruzeiro e os retábulos laterais são da transição do século XVII para o XVIII. Da fase seguinte, a partir de 1715, é a talha da capela-mor, executada por António Gomes, que reveste o tecto (em painéis circulares, também com pinturas) e as paredes. O retábulo é da mesma época, convergindo para a criação do espaço forrado a ouro que, no caso desta capela-mor, se aproxima de uma gruta, de grande intimismo (PEREIRA, 1995, p. 108). Os azulejos representam passos da vida da Princesa e são atribuídos ao mestre P.M.P.
O coro-baixo assume especial significado por acolher o túmulo de Santa Joana, executado pelo arquitecto régio João Antunes, em embutidos marmóreos, reflectindo um gosto italianizante e erudito então muito apreciado. É considerado o segundo exemplo tumular que corta com a tradição maneirista, contribuindo para o processo de dramatização do espaço/monumento funerário português (XAVIER, 2001, p. 94). De facto, na mesma época, e em consequência da beatificação da Princesa, o coro-baixo foi remodelado, utilizando-se para tal a mesma técnica dos embutidos marmóreos nas paredes do coro, a talha dourada e o azulejo.
O Museu encontra-se instalado neste espaço desde 1911.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCruzeiro de Nossa Senhora da GlóriaSé de Aveiro
Outra Classificação
Nº de Imagens38
Nº de Bibliografias8

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"O barroco do século XVIII", História da Arte Portuguesa, vol.3PEREIRA, José FernandesEdição1995Lisboapp. 51-181.
Inventário Artístico de Portugal - Distrito de AveiroGONCALVES, António NogueiraEdição1959Lisboa
Aveiro - do Vouga ao BuçacoNEVES, AmaroEdição1989Lisboa
Aveiro - do Vouga ao BuçacoSEMEDO, EnioEdição1989Lisboa
Aveiro - do Vouga ao BuçacoARROTEIA, Jorge CarvalhoEdição1989Lisboa
O Azulejo em PortugalMECO, JoséEdição1989Lisboa
As campas das fundadoras do Mosteiro de Jesus de AveiroSOUSA, J. M. Cordeiro deEdição1947Coimbra
O mosteiro de Jesus de AveiroSANTOS, Domingos Maurício Gomes dosEdição1963Lisboa
Breve notícia da crónica da Fundação do Mosteiro de Jesus, de Aveiro, e da Infanta St Joana, filha del rei D. AfonsoMADAHIL, António Gomes da RochaEdição1937Aveiro
Crónica da fundação do Mosteiro de Jesus, de Aveiro, e memorial da Infanta Santa Joana filha del Rei Dom Afonso V, códice quinhentistaMADAHIL, António Gomes da RochaEdição1939Aveiro

IMAGENS

Mosteiro de Jesus - Fachada principal e enquadramento (ao fundo, a Sé de Aveiro)

Mosteiro de Jesus - Fachada principal

Mosteiro de Jesus - Fachada principal: galilé da igreja

Mosteiro de Jesus - Enquadramento do lado com a Sé de Aveiro

Mosteiro de Jesus - Fachada principal: janelões do piso superior

Mosteiro de Jesus - Fachada principal: porta entaipada

Mosteiro de Jesus - Fachada principal: portal de acesso ao museu (antiga portaria)

Mosteiro de Jesus - Fachada principal: frontão da porta da igreja

Mosteiro de Jesus - Fachada lateral direita

Mosteiro de Jesus - Fachada lateral direita: cabeceira da igreja

Mosteiro de Jesus - Claustro: arcaria

Mosteiro de Jesus - Claustro: tanque na quadra central

Mosteiro de Jesus - Portaria publicada no DG, II Série, n.º 108, de 06-05-1961 - Texto e planta do diploma

Mosteiro de Jesus - Interior da igreja: retábulo-mor
Autor: Alegna13, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Mosteiro de Jesus - Claustro: quadra central
Autor: Alegna13, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Mosteiro de Jesus - Interior da igreja: confessionário
Autor: Alegna13, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Mosteiro de Jesus - Interior do sub-coro: pormenor do túmulo de Santa Joana
Autor: Alegna13, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Mosteiro de Jesus - Fachada principal: pormenor do portal principal da igreja
Autor: Alegna13, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Mosteiro de Jesus - Interior do refeitório
Autor: Alegna13, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Mosteiro de Jesus - Interior do sub-coro: túmulo de Santa Joana
Autor: Alegna13, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Mosteiro de Jesus - Fachada principal: galilé da igreja
Autor: David Machado, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Mosteiro de Jesus - Fachada principal
Autor: David Machado, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Mosteiro de Jesus - Fachada principal (IPPC, 1992)

Mosteiro de Jesus - Interior do sub-coro: túmulo de Santa Joana (IPPC)

Mosteiro de Jesus - Interior da igreja: nave e capela-mor

Mosteiro de Jesus - Interior: cadeiral do coro (IPPC)

Mosteiro de Jesus - Claustro: recanto com a escultura de Adão (DGEMN)

Mosteiro de Jesus - Interior: antigo refeitório (DGEMN)

Mosteiro de Jesus - Interior da igreja: nave e retábulo-mor (DGEMN, 1939)

Mosteiro de Jesus - Claustro: fonte na quadra central (DGEMN, 1950)

Mosteiro de Jesus - Interior da igreja: retábulo com pintura representando a Princesa Santa Joana (ANBA)

Mosteiro de Jesus - Interior do museu: túmulo de D. João de Albuquerque

Mosteiro de Jesus - Interior do sub-coro: túmulo de Santa Joana Princesa

Mosteiro de Jesus - Interior: antigo refeitório

Mosteiro de Jesus - Interior da igreja: vista parcial da parede da nave com revestimento de talha dourada

Mosteiro de Jesus - Interior do museu: escultura de Adão

Mosteiro de Jesus - Fachada principal: corpo central

Mosteiro de Jesus - Fachada principal

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