Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Bernardo, compreendendo o túmulo de D. Jorge de Mello
Designação
DesignaçãoIgreja de São Bernardo, compreendendo o túmulo de D. Jorge de Mello
Outras Designações / PesquisasIgreja do Mosteiro de São Bernardo / Igreja do Convento de Nossa Senhora da Conceição / Mosteiro de São Bernardo de Portalegre / Escola Prática do Agrupamento de Instrução da Guarda Nacional Republicana, GNR, de Portalegre (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Portalegre/Sé e São Lourenço
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- Alto da FontedeiraPortalegre Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.296474-7.426525
DistritoPortalegre
ConcelhoPortalegre
FreguesiaSé e São Lourenço
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 23-02-1957, publicada no DG, II Série, n.º 117, de 18-05-1957 (com ZNA) (ZEP da Igreja de São Bernardo e dos claustros anexos àquela igreja)
Zona "non aedificandi"Portaria de 23-02-1957, publicada no DG, II Série, n.º 117, de 18-05-1957
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914629
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica O Mosteiro de São Bernardo de Portalegre, cujo orago é Nossa Senhora da Conceição, foi fundado em 1518 por D. Jorge de Melo, bispo da Guarda, para albergar "donzelas sem dote". As obras deste complexo monástico iriam arrastar-se ao longo de todo o século XVI. Em 1526 um alvará régio de D. João III confirmava a doação, por parte do concelho de Portalegre, do sítio da Fontedeira às religiosas do novo mosteiro, iniciando-se as primeiras construções. Quatro anos mais tarde estavam já erigidas a igreja e dependências como o dormitório, a casa do capítulo e o refeitório. Não obstante o avanço destas obras, a consagração da igreja só seria feita em 16 de Março de 1572 pelo bispo de Portalegre, D. André de Noronha.
O templo do mosteiro possui planta em cruz, dividida em três naves, sendo a cabeceira composta por capela-mor, actualmente sem altar, e duas capelas colaterais. Esta estrutura interior mostra-se ainda devedora das linhas de "raiz tardo-medieval muito portalegrense" (BUCHO,Domingos, 1994), relegando o espaço centralizado dos templos de cariz clássico que já então se explorava em muitas edificações religiosas, e optando por desenvolver uma estrutura "manuelina" nas abóbadas nervadas que cobrem as naves e o espaço da capela-mor.
A estrutura interior do templo denota as diversas campanhas de obras levadas a cabo em diferentes épocas. Do século XVI subsistem o púlpito em mármore de Estremoz, decorado por motivos grotescos, bem como o portal principal do templo e o túmulo de D. Jorge de Melo, edificados entre 1538 e 1540, obras de grande erudição atribuídas a Nicolau de Chanterenne (PEREIRA,Paulo, RODRIGUES,Jorge, 1988, pp.40-41).
O túmulo do fundador tem levantado inúmeras questões, tanto no que respeita à sua autoria como no que se relaciona com a leitura dos elementos iconográficos. Se as enigmáticas siglas A.I.O., esculpidas na base do corpo inferior do túmulo, têm contribuído para que a autoria de Chanterenne tenha sido posta em causa, as peças escultóricas, que indicam a coexistência de duas temáticas diferentes na composição tumular - o culto mariano e a alegoria da Morte - mostram-nos algumas dissemelhanças ao nível do trabalho escultórico. Desta forma, considera-se a hipótese de o túmulo ter sido executado por dois mestres, tendo talvez sido aproveitado um altar primitivo da igreja como elemento central da composição da arca tumular (GASPAR,Diogo, 1998, pp.10-13). Acima de tudo, o imponente monumento funerário, de que se destacam algumas peças de grande qualidade, nomeadamente os motivos grotescos, as representações de Santa Ana e São Joaquim, a figura do jacente que retrata o fundador e os bustos de São Pedro e São Paulo, é o símbolo de afirmação pessoal de D. Jorge de Melo enquanto mecenas humanista.
A campanha barroca dotou o templo de diversos painéis de azulejos, elaborados cerca de 1739, que decoram tanto o espaço interior, nomeadamente as capelas laterais e a capela-mor da igreja, o transepto, a nave e o nártex, como o alpendre exterior, quase todos com representações da vida de São Bernardo.
O portal principal do templo mostra-nos um programa decorativo de grande qualidade escultórica, numa linguagem erudita repleta de motivos grotescos, com representações de motivos guerreiros, mascarões, seres híbridos, havendo evidentes referências ao fundador do convento, como o relevo com as armas do bispo da Guarda, inseridas no frontão do portal. A fachada original foi substituída por um portal alpendrado construído possivelmente no século XVII, cujo interior foi forrado com painéis de azulejos setecentistas.
Em 1878 o Convento de São Bernardo de Portalegre foi extinto, e a partir do ano seguinte passaria a funcionar neste espaço o Seminário diocesano. Na I República, em 1911, o convento seria convertido em quartel, e entre 1932 e 1961 funcionou na igreja o Museu Municipal de Portalegre.
Catarina Oliveira
IPPAR/2004
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens24
Nº de Bibliografias8

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"A encomenda do túmulo de D. Jorge de Melo", A Cidade - Revista Cultural de Portalegre, n.º 12, pp. 7-18GASPAR, DiogoEdição1998Lisboapp. 7-18
"D. Jorge de Melo em Portalegre", Ibn Maruán - Revista Cultural do Concelho de Marvão, n.º 4, pp. 95-113PESTANA, Manuel InácioEdição1994pp. 95-113
PortalegreRODRIGUES, JorgeEdição1988Lisboa
PortalegrePEREIRA, PauloEdição1988Lisboa
"Portalegre", Dicionário da Arte Barroca em PortugalRODRIGUES, JorgeEdição1989Lisboa
Mosteiro de São Bernardo de Portalegre - estudo historico - arquitectónico; propostas de recuperação e valorização do património edificadoBUCHO, DomingosEdição1994Portalegre
A Arquitectura "ao Romano"CRAVEIRO, Maria de LurdesEdição2009Vila Nova de Gaia
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom
A arquitectura manuelinaDIAS, PedroEdição2009Vila Nova de Gaia

IMAGENS

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Vista geral

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Nártex: portal principal

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior: capela-mor

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior: túmulo do Bispo D. Jorge de Melo

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior: nave, coro-alto e sub-coro

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior do sub-coro: cadeiral

Igreja de São Bernardo, compreendendo o túmulo de D. Jorge de Melo - Portaria de 23-02-1957, publicada no DG, II Série, n.º 117, de 18-05-1957 - ZEP fixada em conjunto com os Dois claustros existentes no convento anexo à Igreja de São Bernardo

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior: painel de azulejos representando a Morte de São Bernardo

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior: painel de azulejos entre a capela-mor e a capela colateral da Epístola

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior: painel de azulejos entre a capela colateral do Evangelho e a capela-mor

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior: painel de azulejos representando a Aparição da Virgem Maria a São Bernardo

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior: painel de azulejos representando a visão de São Bernardo de Cristo crucificado

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior: painel de azulejos representando a Elevação da alma de São Bernardo

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior: painel de azulejos junto o sub-coro, representando o Descanso na Fuga para o Egipto

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Galilé: painel de azulejos junto do portal principal representando o Sonho de São Bernardo

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Galilé: painel de azulejos entre o portal principal e o cunhal

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Galilé: painel de azulejos entre arcos representando paisagem

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Galilé: painel de azulejos entre dois arcos representando caçadas

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Galilé: painel de azulejos representando a pregação de São João Baptista

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Galilé: painel de azulejos representando o Baptismo de Cristo

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Galilé: revestimento azulejar junto da entrada da portaria conventual

Igreja do Mosteiro de São Bernardo -Galilé e nártex: vista geral do conjunto de revestimento azulejar

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior da capela-mor: painel de azulejos representando a Última Ceia

Igreja do Mosteiro de São Bernardo - Interior da capela-mor: painel de azulejos representando a Ascenção de Cristo

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