Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Edifício e igreja da Misericórdia de Santarém
Designação
DesignaçãoEdifício e igreja da Misericórdia de Santarém
Outras Designações / PesquisasEdifício e Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Misericórdia
TipologiaMisericórdia
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Santarém/União de Freguesias da cidade de Santarém
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua 1.º de DezembroSantarém Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.234915-8.682757
DistritoSantarém
ConcelhoSantarém
FreguesiaUnião de Freguesias da cidade de Santarém
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 8 518, DG, I Série, n.º 248, de 30-11-1922 (voltou a classificar como MN) (ver Decreto)
Decreto n.º 8 218, DG, I Série, n.º 130, de 29-06-1922 (classificou como MN) (ver Decreto)
ZEPPortaria de 30-08-1946, publicada no DG, II Série, n.º 244, de 19-10-1946 (sem restrições)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica A igreja da Misericórdia de Santarém, de estrutura em hall church (igreja-salão) do fim do Renascimento, deve a sua traça ao risco do arquitecto régio, Miguel Arruda, cerca de 1559, tendo sido erguida em campanhas dirigidas pelos mestres pedreiros Simão Fernandes e Álvaro Freire que, por diversas circunstâncias, se prolongaram até início do século XVII.
Em 1502, Frei Martinho de Santarém instituíu a Santa Casa da Misericórdia escalabitana, segundo indicação de Frei Miguel de Contreiras, que havia fundado, quatro anos antes, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, em Lisboa. A Misericórdia de Santarém recebeu de D. Manuel I, nos finais da primeira década do século XVI, os mesmos privilégios da instituição lisboeta, gozando a partir de então de protecção régia.
Esta igreja da Misericórdia aproxima-se estéticamente de outras igrejas-salão do meado do século XVI, entre as quais a igreja de Santo Antão de Évora, as Sés de Miranda, de Leiria, de Portalegre e de Goa e, ainda, das igrejas de Santa Maria de Estremoz, de Veiros e de Santa Maria de Olivença.
Da fábrica quinhentista, acaso o mais impressionante dos espaços arquitectónicos do século XVI em Santarém (Vítor SERRÃO, 1990) , destacamos a planimetria interior que segue, como referimos, a tipologia clássica das igrejas-salão, de três naves com quatro tramos a igual altura. A nave central possuí uma abóbada de cruzaria de nervuras sustentada, quer por robustas colunas toscanas decoradas com brutescos a ouro pelos pintores André de Morales e Sebastião Domingues, em 1630; quer por mísulas adossadas às sancas que se localizam nos panos murários laterais, pintadas com brutesco pelo pintor lisboeta José de Sousa em 1714.
No ano de 1606 ficou concluída a primitiva fachada da igreja executada pelo mestre pedreiro do Senado Municipal, Luís Rodrigues, autor da varanda clássica do corpo adjacente à fachada. Mas o terramoto de 1755 acabou por destruir parte da frontaria, tendo-se, por este motivo, optado pela sua reconstrução, desta feita seguindo uma linguagem plástica rococó.
Para Jorge Custódio "esta igreja tardo-renascentista, nos alvores da caminhada maneirista da arquitectura scalabitana do séc. XVII, revela-se uma obra acabada na linguagem da proporção, harmoniosa na conjugação de elementos clássicos(as colunas toscanas e os barretes acima dos capitéis) e medievais (as nervuras das abóbadas e os bocetes de fecho) e perfeita em termos de equilíbrio das forças da arquitectura" (Jorge CUSTÓDIO, 1996).
R.F.F.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias8

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
História de Santarém EdificadaVASCONCELOS, Pe. Inácio da PiedadeEdição1740Local de Edição - Lisboa Publicado a 1740
Inventário Artístico de Portugal, Distrito de SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1949LisboaLocal de Edição - Lisboa Publicado a 1949 Data do Editor : 1949
SantarémSERRÃO, VítorEdição1990Local de Edição - Lisboa
Santarém: História e ArteSERRÃO, Joaquim VeríssimoEdição1951Publicado a 1959 Data do Editor : 1951
"A Arquitectura - Maneirismo e «estilo chão»", História da Arte em Portugal - O ManeirismoCORREIA, José Eduardo HortaEdição1986LisboaVol. 7 Local de Edição - Lisboa
A arquitectura portuguesa chã: entre as especiarias e os diamantes, 1521-1706KUBLER, GeorgeEdição1988LisboaLocal de Edição - Lisboa
«A Igreja da Misericórdia», Património Monumental de SantarémCUSTÓDIO, JorgeEdição1993Local de Edição - Santarém
«A Misericórdia de Santarém e o seu Património de Pintura», Boletim Informativo da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, nº9SERRÃO, VítorEdição1999Local de Edição - Santarém Abril, Maio, Junho de 1999 Número : nº 9

IMAGENS

Misericórdia de Santarém - Fachada principal da igreja: nicho com imagem de Nossa Senhora da Conceição

Misericórdia de Santarém - Fachada principal da igreja: águia que suporta a varanda monumental

Misericórdia de Santarém - Planta com a delimitação e a ZEP que faz parte integrante do diploma publicado no DG

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt