Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Túmulo de Fernão Rodrigues Redondo na capela de São Pedro, actualmente anexa à Igreja Paroquial de São Nicolau
Designação
DesignaçãoTúmulo de Fernão Rodrigues Redondo na capela de São Pedro, actualmente anexa à Igreja Paroquial de São Nicolau
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de São Nicolau / Igreja de São Nicolau (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaNão Definida / Túmulo
TipologiaTúmulo
CategoriaNão Definida
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Santarém/União de Freguesias da cidade de Santarém
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Dr. Mendes PedrosoSantarém Número de Polícia:
Rua Capelo e IvensSantarém Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.235081-8.683898
DistritoSantarém
ConcelhoSantarém
FreguesiaUnião de Freguesias da cidade de Santarém
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEPPortaria de 29-10-1946, publicada no DG, II Série, n.º 5, de 7-01-1947 (ZEP do Túmulo de João Afonso e do Túmulo de Fernão Rodrigues Redondo)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913429
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaFernão Ruiz Redondo, oriundo do Norte do País, desempenhou importantes cargos na corte de D. Dinis (foi meirinho-mor) e possuía Paço em Santarém, cidade onde faleceu c.1324. Foi sepultado na antiga Capela de São Pedro, contígua à igreja de São Nicolau, capela essa mandada construir pelo casal Redondo, cerca de 1330 - já no reinado de D. Afonso IV -, por disposição testamentária de Marinha Afonso, sua mulher. Hoje, esta capela, que mais não é que um espaço anexo da Igreja de São Nicolau, e já não possui quaisquer das características góticas iniciais, devido a uma reconstrução no século XVII (CUSTÓDIO, 1996, p.49).
O túmulo do Cavaleiro é constituído por arca rectangular, tampa com estátua jacente e seis leões de suporte. Na tampa representa-se o cavaleiro Fernão Ruiz Redondo jacente, envergando trajes de corte (longa túnica e manto, sapatos com esporas), segurando, com as duas mãos, a espada distendida sobre o corpo. O rosto é sereno e emoldurado por longos cabelos escorridos que lhe caiem sobre os ombros e pela barba pontiaguda. Aos pés, dispõem-se dois cães, já sem cabeça, guardiães do sepulcro e da alma do cavaleiro. Na tampa relevam-se duas incrições epigráficas, sendo uma contemporânea da execução do túmulo e que identifica o cavaleiro. Na arca, representam-se os escudos dos Redondos, três em cada facial maior e um em cada facial pequeno, característica que a aproxima da tumulária trecentista lisboeta (núcleo de tumulária da Sé de Lisboa). A arca repousa sobre seis leões, lavrados em blocos rectangulares de pedra, idênticos à esculturação dos cães da tampa.
CVF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Túmulo de Fernão Rodrigues Redondo e de Marinha Afonso - Cabeceira da arca tumular

Túmulo de Fernão Rodrigues Redondo e de Marinha Afonso - Facial dos pés da arca tumular

Túmulo de Fernão Rodrigues Redondo e de Marinha Afonso - Portaria publicada no DG, II Série, n.º 5, de 07-01-1947 - Texto e planta do diploma

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt