Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela do Espírito Santo ou do Bom Jesus do Hospital
Designação
DesignaçãoCapela do Espírito Santo ou do Bom Jesus do Hospital
Outras Designações / PesquisasCapela do Bom Jesus do Hospital / Capela do Espírito Santo na Quinta do Prado (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Vila Real/Vila Real
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça Pe. Jerónimo AmaralVila Real Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.288535-7.7397
DistritoVila Real
ConcelhoVila Real
FreguesiaVila Real
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Implantada no perímetro do Campus Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, a Capela do Espírito Santo é um edifício de planta retangular que denota a execução de várias campanhas de obras em épocas distintas.
Fundado em finais da Idade Média, o templo exibe uma estrutura eclética, onde se destaca a fachada barroca, com um modelo onde contrasta o branco e o granito dos elementos escultóricos e estruturais. O alçado é definido lateralmente por duas pilastras, interrompidas na cornija e encimadas por pináculos. Ao centro rasga-se o portal, de moldura retangular e pilastras com capitéis vegetalistas, definido lateralmente por exuberantes aletas com folhagens. Estes elementos ornamentais recordam a arquitetura de André Soares, tal como a ligação entre os ornatos da secção central da fachada, um recuso aplicado pelo arquitecto bracarense em obras emblemáticas como a igreja da Falperra.
Um friso demarca a separação da secção superior do frontispício, onde se ergue o frontão contracurvado em granito, com brasão de armas ao centro, cruz no remate e pináculos laterais.
As fachadas laterais, que se dividem em duas secções, mantêm o desenho medieval primitivo. Na primeira secção, entre a fachada e metade do corpo, rasgam-se dois arcos geminados, com capitéis de motivos vegetalistas e figurativos, muito provavelmente do século XIV. Na segunda secção, correspondente à parte posterior da nave e à capela-mor, o pano murário maciço apresenta-se sem qualquer abertura ou decoração, exibindo cornija simples, encimada por merlões. Os merlões do tramo tardoz das fachadas laterais denotam semelhanças com o mesmo tipo de remate que se encontra nos Paços Municipais de Guimarães ou de Viana do Castelo, sendo possivelmente fruto da campanha de obras do século XVI.
O interior da capela é um espaço despojado de decoração, onde se destaca a capela-mor, com uma imagem de Cristo Crucificado na parede testeira.
História
A Capela do Espírito Santo, também denominada Capela do Bom Jesus do Hospital, foi instituída no século XIV pelos morgados de São Brás, ficando anexa a um "(...) hospício para viajantes pobres, que tivessem mais de três dias de jornada (...)" (SOUSA, GONÇALVES: 1987, p. 142). Devido aos seus instituidores, passou a ser designada como capela do Hospital de São Brás. A partir do século XVII, devido a vários milagres que a população local atribuiu à interseção da imagem de Cristo Crucificado existente no interior da capela, o templo adota a designação de Capela do Bom Jesus (Idem).
Originalmente, o templo estava localizado no Campo do Tabolado, que corresponde ao espaço do atual Largo dos Condes de Amarante. Com a modernização de Vila Real, e a consequente abertura de novas vias de comunicação na cidade, foi projetada a continuação da estrada entre a Régua e Chaves, que passaria precisamente nos terrenos onde estavam edificados o templo e a sua albergaria.
Assim, em Agosto de 1865 a Câmara Municipal decidiu expropriar estes terrenos, determinando que a capela deveria ser reedificada no Largo do Pioledo, mantendo-se o direito de posse na família proprietária. As expensas da obra ficaram a cargo da Direcção das Obras Públicas.
A documentação atesta que a capela estava já instalada no Piodelo em 1887, servindo então de paiol de pólvora ao Regimento de Infantaria 13. Mais tarde, as questões que haviam obrigado à primeira transferência voltaram a colocar-se, e mais uma vez a igreja foi desmontada para que se abrisse uma nova estrada, assim se mantendo até aos finais de Oitocentos.
Nos primeiros anos do século XX a capela estaria já reconstruída na Quinta dos Prados, propriedade onde se viria a instalar a universidade depois da década de 70.
Visando a sua preservação, mediante o risco de ser novamente desmontada e trasladada para uma propriedade privada em Guimarães, a Capela do Espírito Santo foi classificada em 1986.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAlto Douro Vinhateiro
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Memórias de Vila RealSOUSA, Fernando deEdição1987Vila Real2 volumes
Memórias de Vila RealGONÇALVES, SilvaEdição1987Vila Real2 volumes

IMAGENS

Capela do Espírito Santo - Fachada principal

Capela do Espírito Santo - Vista geral (fachadas lateral esquerda e principal)

Capela do Espírito Santo - Fachada lateral direita

Capela do Espírito Santo - Fachada lateral esquerda: arcos geminados

Capela do Espírito Santo - Fachada lateral esquerda: capitéis dos arcos

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt