Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Palácio dos Salazares
Designação
DesignaçãoPalácio dos Salazares
Outras Designações / PesquisasCasa da Viscondessa de Espinhal / Palácio dos Viscondes do Espinhal / Casa dos Salazares / Casa da Viscondessa do Espinhal / Meliá Palácio da Lousã Boutique Hotel (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palácio
TipologiaPalácio
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Lousã/Lousã e Vilarinho
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Viscondessa do EspinhalLousã Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.109095-8.246477
DistritoCoimbra
ConcelhoLousã
FreguesiaLousã e Vilarinho
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 5/2002, DR, I Série-B. n.º 42, de 19-02-2002 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA centúria de Setecentos foi, para a vila da Lousã, um século de grande desenvolvimento, cujo testemunho é bem visível num conjunto de edifícios nobres, de grande riqueza, que ainda hoje se conservam num enquadramento urbano muito próximo do que lhe deu origem.
Na realidade, esta localidade beneficiou, em muito, da instalação da indústria de papel, que fornecia importantes tipografias do país, desde, pelo menos, 1716. A estas fábricas, vieram juntar-se, nos séculos seguintes, outras indústrias, como a da fiação, a da produção de energia, de moagem, ou serralharia, em sintonia com a vocação agrícola do concelho.
Um dos edifícios de maior impacto é, exactamente, a Casa dos Salazares, pertença da primeira e única viscondessa do Espinhal, que reedificou, no início do século XIX, o imóvel construído pelo seu pai, o desembargador Bernardo Salazar Sarmento de Eça e Alarcão (CORREIA, GONÇALVES, 1953).
Nesta medida, são bem visíveis as duas fases construtivas que marcam o traçado arquitectónico da habitação, testemunhando, simultaneamente, "a evolução estilística regional do fim do século dezoito, do começo e meado do dezanove" (GONÇALVES, 1950, p. 25). Os corpos laterais, de dois pisos, são os mais antigos, apresentando janelas quadrangulares no piso térreo e, no andar nobre, alternância de vãos de cornija semicircular e recortada em triângulo.
Já no século XIX, mais precisamente em 1818 (conforme a data da fachada), foram introduzidas uma série de alterações, de gosto neoclássico. Ao corpo central foi acrescentado um andar, com janelas de sacada de moldura recortada e mais trabalhada do que as restantes, exibindo, nas grades de ferro, o monograma da Viscondessa e do seu marido. O portal principal, deverá ter sido remodelado na mesma época, rematado por frontão triangular interrompido. A secção central termina num corpo rectangular, onde se inscreve, numa moldura semicircular, o brasão da família. Coroam este registo uma série de urnas, de cariz neoclássico. No interior, destaca-se a escadaria de dois lanços, com patamares.
Muito embora a composição do palácio, nome pelo qual era conhecido devido à sua imponência, denote a evolução arquitectónica e estilística, resulta do conjunto uma grande harmonia, fruto da sábia conjugação de linhas tradicionais com outras mais actualizadas.
Por outro lado, a Lousã foi, até ao final do século XIX, uma vila de dimensões reduzidas, que se articulava em torno das artérias que albergavam a matriz, o Tribunal e os Paços do Concelho. Mau grado o desenvolvimento posterior, o núcleo mais antigo manteve-se bastante bem preservado, facto pelo qual as antigas casas nobres se conservam num traçado pouco modificado (GONÇALVES, 1950, p. 17).
Rosário Carvalho
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCapela da Misericórdia
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Casas Nobres do século XVIIIGONCALVES, António NogueiraEdição1959Lousã
A Lousã e o seu concelhoLEMOS, Álvaro Viana deEdiçãoPublicado a 1950
Solares PortuguesesAZEVEDO, Carlos deEdição1988Lisboa
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom

IMAGENS

Palácio dos Salazares - Fachada principal: corpo central

Palácio dos Salazares - Fachada principal: portal central

Palácio dos Salazares - Fachada principal: corpo lateral esquerdo

Palácio dos Salazares - Fachada principal: corpo lateral direito

Palácio dos Salazares - Fachada principal: janelas do piso nobre

Palácio dos Salazares - Interior do átrio: escadaria

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt