Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Antigo Hospital de Santa Iria
Designação
DesignaçãoAntigo Hospital de Santa Iria
Outras Designações / PesquisasHospital de Santa Iria / Centro Social Interparoquial de Santarém - Unidade João Arruda (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Hospital
TipologiaHospital
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Santarém/União de Freguesias da cidade de Santarém
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Ribeira de Santarém Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.236204-8.674
DistritoSantarém
ConcelhoSantarém
FreguesiaUnião de Freguesias da cidade de Santarém
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
Edital de 18-02-1976 da CM de Santarém
Despacho de homologação de 1-10-1975
Parecer de 19-09-1975 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação como VC
Proposta de classificação de 17-07-1975 da DGAC
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEdificado em setecentos com alvenaria de pedra estruturada, cantaria em molduras de portas e janelas, telha cerâmica em coberturas, ladrilhos revestindo pavimentos, para além da utilização de madeira, ferro, alumínio e vidro, o "Antigo Hospital de Santa Iria" que hoje observamosr, é uma construção da segunda metade do século XVIII. Evidencia, por isso, as campanhas barroca e rococó, as quais, ao que tudo indica, substituiram um primitivo edifício (CUSTÓDIO, J., 1996).
Edifício solarengo, este antigo hospital é de planta composta por duplo trapézio irregular justaposto, encontrando-se os seus diversos volumes interligados mediante uma cobertura de telha de águas diferenciadas.
A sua fachada principal apresenta-se rasgada por um portal de volta perfeita, decorada com uma concha na zona do seu fecho. Por sua vez, este portal encontra-se coroado com um frontão formado por volutas, conchas e um nó sem remate. Acima deste frontão, deparamos com uma janela de moldura recortada, ela própria encimada por um brasão real, encerrando a letra "S", possivelmente evocativa de Santa Iria.
Quanto às suas fachadas laterais, elas caracterizam-se pela presença de três janelas em cada um dos dois pisos do edifício, de igual moldura recortada.
A sua fachada tardoz é caracterizada pelo seu volume trapezoidal, composto por dois pisos, sótão com guardas férreas, rodapé, cunhais e sanca moldurada em cantaria. Relativamente aos alçados laterais deste imóvel, verificamos que apresenta um portal com frontão de tímpano decorado com uma cruz aposta sobre um fundo perfeito de uma rede de losangos, além de toda uma série de ornatos localizados sobre as diversas janelas existentes na fachada lateral este, constituídos por conchas, plumas e florões. Aliás, tanto este conjunto decorativo, como as anteriormente mencionadas volutas em "S", tipicamente barrocas, desempenham um papel importantissimo na ligação que, no fundo, estabelecem, entre os diferentes vãos das fachadas, concedendo-lhes uma ilusão de movimento. (CUSTÓDIO, J., 1996)
Quanto ao seu alçado lateral sul, ele apresenta portas e janelas de vãos rectangulares com caixilhos realizados em ferro e alumínio. Na verdade, constatamos que, tanto as cantarias das portas, como as das janelas manifestam um gosto e moldura caracteristicamente pombalinos.
Tendo o seu interior sido sujeito a profundas alterações para adaptação às funções hospitalares, é actualmente propriedade do Centro Social Interparoquial de Santarém "João Arruda". (CUSTÓDIO, J., 1996)
ProcessoEncontra-se implantado na malha urbana da localidade da Ribeira de Santarém. A sua fachada principal dá para a praça fronteira à Igreja de Santa Iria, enquanto os alçados laterais deitam para duas vias de circulação, ou seja, a Rua do Mayer e a Rua João Augusto César de Oliveira.
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, Distrito de SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1949LisboaLocal de Edição - Lisboa Publicado a 1949 Data do Editor : 1949
Santarém: candidatura de Santarém a património mundial, 3º v., Património monumental de Santarém : inventário, estudos descritivosCUSTÓDIO, JorgeEdição1996
Ribatejo Histórico e MonumentalCÂNCIO, FranciscoEdição1938Lisboa
A Ribeira de SantarémJÚLIO, PadreEdição1959Vida Ribatejana

IMAGENS

Antigo Hospital de Santa Iria - Vista geral

Antigo Hospital de Santa Iria - Portal lateral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt