Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ruínas da Capela de Cavalões, antiga Capela das Almas
Designação
DesignaçãoRuínas da Capela de Cavalões, antiga Capela das Almas
Outras Designações / PesquisasCapela de São Gonçalo / Capela de Cavalões / Capela das Almas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Vila Nova de Famalicão/Gondifelos, Cavalões e Outiz
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Lugar de São GonçaloCavalões Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoBraga
ConcelhoVila Nova de Famalicão
FreguesiaGondifelos, Cavalões e Outiz
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada no Lugar de São Gonçalo, em Cavalões, a antiga Capela das Almas é formada por estrutura de planimetria quadrangular composta por dois corpos, o do templo propriamente dito e o da sacristia.
A fachada principal, delimitada por pilastras de cunhal com pináculo superior, apresenta uma composição singular, uma vez que o pano murário é rasgado por duas portas simétricas separadas por uma pilastra, colocada ao centro do frontispício. Cada uma das entradas é composta por moldura retangular em granito ladeada por dois janelos e encimada com frontão triangular, sobre o qual foi rasgado um óculo, quadrilobado à esquerda e circular à direita. O conjunto da fachada é rematado por uma larga empena triangular, assente sobre cornija embebida. O campanário ergue-se a Norte da frontaria. O corpo da sacristia, de cércea mais baixa, adossa-se à esquerda da fachada, exibindo nas paredes laterais janelões retangulares.
O espaço interior divide-se em duas naves, separadas por uma arcada de volta perfeita assente sobre colunas lisas com capitéis prismáticos, atravessadas superiormente por dois tramos longitudinais que detêm funções estruturais, uma vez que os topos intercetam o pano da fachada. Em cada uma das naves ergue-se um altar sobrelevado, funcionando o do lado da Epístola como altar-mor.
História
Erguida na época barroca, possivelmente entre as décadas finais do século XVII e a primeira metade do século XVIII, esta capela de Cavalões é um templo dedicado a São Gonçalo, embora seja também conhecida localmente como Capela das Almas.
A sua disposição singular, marcada por duas portas exteriores e por uma arcada interior que divide o templo em duas naves com dois altares distintos, destinava-se a separar os homens e as mulheres, durante as liturgias. Originalmente, esta divisão interior era reforçada por uma balaustrada de madeira, colocada sob os arcos centrais.
No ano de 1942 a capela sofreu um incêndio, tendo permanecido em ruínas por algumas décadas. A própria designação da classificação como de interesse municipal, promulgada em 1978, alude precisamente a esta situação ruinosa em que, então, o pequeno templo se encontrava. Depois de 1979 a Comissão Fabriqueira encetou um restauro da estrutura, que lhe devolveu a feição original.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Valores patrimoniais do concelho de Vila Nova de FamalicãoMOREIRA, Jorge Augusto BatistaEdição1976Famalicão

IMAGENS

Ruínas da Capela de Cavalões, antiga Capela das Almas

Ruínas da Capela de Cavalões, antiga Capela das Almas

Ruínas da Capela de Cavalões, antiga Capela das Almas

Ruínas da Capela de Cavalões, antiga Capela das Almas

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt