Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Solar dos Saraivas, ou Casa do Fidalgo
Designação
DesignaçãoSolar dos Saraivas, ou Casa do Fidalgo
Outras Designações / PesquisasSolar dos Saraivas / Casa do Fidalgo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Solar
TipologiaSolar
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Figueira de Castelo Rodrigo/Colmeal e Vilar Torpim
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo Dr. Pedro de CastroVilar Torpim Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.825213-6.952663
DistritoGuarda
ConcelhoFigueira de Castelo Rodrigo
FreguesiaColmeal e Vilar Torpim
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizado no centro da povoação de Vilar Torpim, o Solar dos Saraivas é um imóvel habitacional de planta retangular desenvolvida longitudinalmente que se encontra dividido em dois registos, o primeiro com doze compartimentos destinados a armazéns, o segundo, correspondente ao andar nobre, dividido em dez dependências.
A fachada principal é marcada pela abertura regular de janelas, exibindo dois portais, um no extremo esquerdo, que permite entrada para armazéns e adega, e o portal principal, ao centro da fachada.
No primeiro registo existem cinco janelos, três rasgados entre as portas e dois no corpo lateral direito. O portal principal, em arco abatido com impostas salientes e pedra de fecho em forma de voluta, é ladeado por pilastras caneladas com capitéis simples, que se prolongam ao registo superior. Sobre o portal foi colocada uma pedra de armas. O portal lateral esquerdo, em arco abatido, é ladeado por pilastras que se prolongam ao registo superior rematadas por urnas.
O segundo registo da fachada possui oito janelas de sacada, cinco com guarda de ferro e as restantes três com varandim de ferro e cornija. O frontispício é rematado por empena reta com cornija.
O alçado lateral esquerdo possui no segundo registo uma loggia com quatro arcos de volta perfeita assentes em pilastras, precedida por balcão corrido.
No primeiro registo do alçado posterior foram construídas umas escadas de acesso ao interior, ladeadas por janelas retangulares. O segundo registo possui três janelas de moldura reta e porta antecedida por balcão coberto. No extremo direito foi adossado um anexo que, através de arco abatido, dá acesso ao lanço de escadas que conduz ao andar nobre.
História
Mandado edificar em meados do século XVIII, o Solar dos Saraivas, também conhecido como Casa do Fidalgo, apresenta uma estrutura muito diferenciada dos solares barrocos construídos na mesma época, já que se destaca pela sobriedade decorativa do conjunto. Segundo Augusto de Pinho Leal, o imóvel terá sido erigido por Sebastião Saraiva (LEAL: 1873).
A pedra de armas que decora a entrada principal pertence ao único Barão de Vilar Torpim, Francisco José Pereira, comandante do Exército e cavaleiro da Ordem de Avis.
Em 1844, durante o pronunciamento militar de Torres Novas, na época em que a praça de Almeida foi ocupada pelas tropas revoltosas comandadas pelo General Conde de Bonfim, o Exército da Coroa estabeleceu o seu quartel-general em Vilar Torpim, utilizando a Casa do Fidalgo para instalar um hospital, no segundo piso, e uma prisão, nos armazéns do primeiro piso.
O Solar dos Saraivas foi classificado como de interesse municipal em 1977.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens9
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa
"O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo - II", in Beira Alta, vol. LX, nº 3 e 4BORGES, Júlio AntónioEdição2000Viseu

IMAGENS

Solar dos Saraivas - Fachada principal (nascente)

Solar dos Saraivas - Fachada principal: portal central com pedra de armas

Solar dos Saraivas - Fachada principal: pedra de armas sobre o portal central

Solar dos Saraivas - Fachadas lateral sul e principal

Solar dos Saraivas - Fachada lateral sul: arcaria do piso superior

Solar dos Saraivas - Vista geral de sul (fachada lateral)

Solar dos Saraivas - Muro delimitador da propriedade (a sul)

Solar dos Saraivas - Largo fronteiro à fachada principal

Solar dos Saraivas - Fachada lateral norte

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt