Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Prédio no Largo da Igreja de São Vicente, 1
Designação
DesignaçãoPrédio no Largo da Igreja de São Vicente, 1
Outras Designações / PesquisasCasa no Largo de São Vicente, n.º 1 a 2 (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Edifício
TipologiaEdifício
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Guarda/Guarda
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de São VicenteGuarda Número de Polícia: 1
LATITUDE LONGITUDE
40.540207-7.268107
DistritoGuarda
ConcelhoGuarda
FreguesiaGuarda
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizado num dos principais terreiros do perímetro urbano medieval da cidade da Guarda, o número 1 do Largo da Igreja de São Vicente desenvolve-se numa planta retangular, dividida em dois andares.
A fachada principal apresenta, no piso térreo, duas portas de entrada, a da esquerda de moldura retangular com aduelas superiores e estriados laterais, a da direita, mais larga e também retangular, ladeada por duas pilastras estriadas e encimado por entablamento saliente.
No segundo registo, a encimar o portal da esquerda, rasga-se um conjunto de três janelas de peito retangulares, sem decoração, unificadas superiormente por friso destacado. À direita abre-se uma janela de canto, com moldura simples, mainel de fuste canelado e capitel dórico, rematada por friso igual ao das restantes janelas.
O pano murário é concluído numa cornija saliente com três gárgulas de canhão estriadas.
A fachada lateral possui no primeiro registo uma janela de moldura retangular sem decoração, e no segundo piso duas janelas semelhantes, uma delas finalizada por friso. Tal como no frontispício, o remate desta fachada é também feito por cornija saliente.
A fachada posterior exibe duas janelas sem moldura, abertas no segundo registo.
O espaço interior mantém muitas das divisões primitivas. O piso térreo está adaptado a funções comerciais, exibindo uma escadaria de dois lanços, com coluna de capitel simples no ângulo e guardas de cantaria, que permite o acesso ao andar superior. Este registo está, também, dividido em vários compartimentos, apresentando nalguns dos cómodos armários de cantaria embutidos com decoração nas molduras. Salientam-se ainda as conversadeiras colocadas junto das janelas, e os tetos com caixotões de madeira.
História
O Largo de São Vicente albergou, durante séculos, um importante mercado da Guarda, podendo ser considerado uma das principais praças da urbe medieval. Assim, durante largos séculos, este espaço urbano, no qual desembocam vários arruamentos do casco primitivo egitaniense, foi não só um prestigiado centro mercantil da maior cidade da região, como alcançou o estatuto de uma das zonas mais nobres da localidade beirã.
Atendendo à sua tipologia, o prédio número 1 do Largo de São Vicente terá sido edificado entre meados do século XVI e os primeiros anos do século XVII. É interessante verificar que houve um esforço para empregar na estrutura, ainda que de forma rudimentar, pressupostos da linguagem classicista, certamente numa tentativa de enobrecer a habitação, atendendo à sua localização numa das praças principais da cidade.
Deve salientar-se ainda as notáveis semelhanças que este edifício apresenta com a habitação que ocupa os números 18 a 22 da Rua D. Sancho I, na mesma cidade; é possível que ambos tenham sido executados na mesma época ou, pelo menos, para o mesmo proprietário, em datas aproximadas.
O Prédio no Largo da Igreja de São Vicente, 1 foi classificado como de interesse municipal em 1977.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A Guarda medieval, posição, morfologia e sociedade (1200-1500)GOMES, Rita CostaEdição1987Lisboa
GuardaPEREIRA, José FernandesEdição1995Lisboa
História da Guarda. Oitocentos anos de cidadeGARCÊS, JoséEdição1999Lisboa
A evolução da paisagem urbana da cidade da Guarda: ativação/desativação do património edificado. Dissertação de mestradoPITA, Vanessa Maria da CostaEdição2013Porto

IMAGENS

Prédio no Largo da Igreja de São Vicente, 1 - Fachada principal

Prédio no Largo da Igreja de São Vicente, 1 - Fachada lateral direita com janela de canto do andar nobre

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt