Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Quiosque no Jardim do Passeio Alegre, também denominado «Chalet do Passeio Alegre», «Chalet do Carneiro» ou «Chalet Suíço»
Designação
DesignaçãoQuiosque no Jardim do Passeio Alegre, também denominado «Chalet do Passeio Alegre», «Chalet do Carneiro» ou «Chalet Suíço»
Outras Designações / PesquisasQuiosque do Jardim do Passeio Alegre / Chalet do Passeio Alegre / Chalet do Carneiro / Chalet Suíço (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Quiosque
TipologiaQuiosque
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Porto/Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Jardim do Passeio AlegrePorto Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.148827-8.672177
DistritoPorto
ConcelhoPorto
FreguesiaAldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Implantado na extremidade noroeste do Passeio Alegre, o Quiosque do Passeio Alegre, também conhecido por Chalet Suisso, Chalé Suiço, ou Chalet do Passeio Alegre, é uma construção de planta octogonal, constituída por panos de madeira e ferro atualmente rebocados. Das oito faces do quiosque, quatro são abertas, com três portas e uma janela, e as restantes quatro são cegas. O conjunto é rematado por telhado piramidal, que assenta sobre bases de ferro forjado formadas por recortes florais, dividido em oito tramos e coberto por chapas metálicas, tendo no pináculo a figura de um carneiro.
No espaço interior pode ver-se a cobertura, que acompanha o formato do telhado e exibe ao centro as iniciais ACS, alusivas ao primeiro proprietário.
História
Entre as últimas décadas de Oitocentos e as primeiras de Novecentos, a Invicta recebeu um grande número desta tipologia de estruturas de lazer, em ferro ou, os mais tardios, em betão, com modelos cujo gosto evoluiu com a arte do seu tempo. Estas micro-arquiteturas, edificadas em diferentes formas e destacando-se pelas suas cores, marcavam a paisagem urbana vendendo livros, revistas, bebidas, frutas, flores, tabaco, e servindo como local de tertúlias intelectuais ou de convívio da sociedade portuense.
O Quiosque do Passeio Alegre foi construído em 1873, numa das extremidades do famoso jardim portuense com o mesmo nome. O espaço de lazer foi mandado edificar por António Carneiro dos Santos, durante o processo de construção do Jardim do Passeio Alegre. O quiosque, um dos poucos construídos no Porto com espaço interior para utilização do público, acabaria por ser inaugurado alguns anos antes da conclusão dos jardins que o circundam.
Em 1906 o espaço foi vendido a Charles Frederick Chambers e, posteriormente, ao suíço Jácome Rasker; terá sido este proprietário quem mudou a designação do pequeno pavilhão para Chalet Suisso, nome que ostenta até hoje.
Nos registos fotográficos do quiosque datados do início do século XX pode verificar-se que a estrutura era pontuada por elementos decorativos em ferro forjado, nomeadamente um friso recortados colocado a toda a volta do telhado, semelhante às bases de ferro onde este assenta, e suportes para luminárias junto às portas principais.
O Quiosque do Passeio Alegre, classificado como de interesse municipal em 1996, é possivelmente o mais eminente dentro do conjunto destas estruturas de lazer que ainda subsistem na cidade do Porto.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra ClassificaçãoZona do Passeio Alegre
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Quiosques resistem à extinçãoLUZ, Carla SofiaFascículo1998Tipo : Jornal
Foz do DouroMONTEREY, GuidoEdição1965Secção Cultural do Clube Infante Sagres
Uma história de quiosquesBONY, ClaudieEdição2004Lisboa

IMAGENS

Quiosque no Jardim do Passeio Alegre - Vista geral

Quiosque no Jardim do Passeio Alegre - Vista geral

Quiosque no Jardim do Passeio Alegre - Vista geral

Quiosque no Jardim do Passeio Alegre - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt