Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Coruche
Designação
DesignaçãoPelourinho de Coruche
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Coruche (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Coruche/Coruche, Fajarda e Erra
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- anteriormente na Praça da LiberdadeCoruche Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoSantarém
ConcelhoCoruche
FreguesiaCoruche, Fajarda e Erra
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaPor despacho de 26-3-2012 do diretor do IGESPAR, sobre a informação n.º 255/DIED/DIDA/2011, foi determinado retirar o pelourinho da lista de imóveis classificados, considerando-se que nunca o esteve, por não se verificar nenhuma das premissas necessárias.
O pelourinho constava do Sistema de Informação como estando classificado pelo Decreto n.º 23 122, DG n.º 231, de 11-10-1933, mas com o grau de IM, quando o referido decreto classificava todos os pelourinhos que não estivessem já anteriormente classificados, mas com o grau de IIP.
No entanto, o pelourinho não constava do inquérito determinado pelo decreto citado, produzido pela Academia Nacional de Belas-Artes e publicado em 1935, cuja listagem delimitava o universo dos pelourinhos abrangidos pela classificação.
Feita uma pesquisa sobre o assunto, verificou-se ainda que à data do referido decreto o pelourinho se encontrava desmontado, com peças distribuídas por diversas localizações, tendo sido reconstruído apenas na década de 40 do século XX, e ainda assim sem qualquer elemento original.
Estas informações foram confirmadas por técnicos do Serviço de Cultura da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal de Coruche.
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaCoruche foi primeiramente conquistada ao domínio árabe em 1166, por D. Afonso Henriques, que a doou à Ordem de Aviz em 1176. O mesmo rei reconquistou definitivamente a povoação, que caíra de novo em mãos inimigas em 1180, e outorgou-lhe o seu primeiro foral em 1182. Teve foral novo dado por D. Manuel, em 1513. A construção do seu pelourinho, de clara tipologia manuelina, ter-se-à seguido de imediato. No entanto, o monumento foi destruído em data desconhecida (muito possivelmente nos anos 30 do século XIX), e reconstruído em 1941, recorrendo-se para tal ao capitel e remate, e talvez ao fuste, encontrados em casas particulares. Foi inicialmente levantado na Praça da Liberdade, diante dos Paços do Concelho, e encontra-se hoje em dia no Largo do Pelourinho.
O pelourinho actual, embora seguramente inspirado no original quinhentista, não inclui fragmentos originais. Sobre plataforma de cinco degraus octogonais, de rebordo boleado, assenta a base do pelourinho, em pedestal oitavado cuja parte superior estreita até à secção da coluna. A coluna tem fuste cilíndrico, em duas metades espiraladas à direita. As espiras, de faces ligeiramente côncavas, são preenchidas com séries de florões alternados. Ao centro do fuste destaca-se um anel medial muito largo, decorado com motivos geométricos. O capitel, com astrágalo oitavado, é um bloco vagamente oitavado e com decoração rebuscada, ostentando quatro escudetes em outras tantas faces, e quatro ferros de sujeição em cruz, projectando-se do topo das restantes. Os ferros são recurvados, e terminam em serpes, sem argolas. Os escudetes do capitel exibem heráldica, nomeadamente uma esfera armilar, uma cruz de Avis, o brasão das quinas, e um brasão alusivo ao município. Este conjunto é encimado por um pináculo formado por uma esfera lisa, um anel medial, um esfera torsa de menores dimensões, outro anel, e um pequeno pedestal coroado por uma última e dimitura esfera. Nesta crava-se finalmente a grimpa, em cruz de ferro com cruz de Avis moderna, com haste inferior mais longa, e braços rematados em flor-de-lis.
O pelourinho é o evidente resultado de uma intervenção revivalista, neo-manuelina, de resultado não particularmente feliz. Alguns elementos, tais como a base, o fuste e o remate, poderiam corresponder à tipologia do monumento original, mas outros, como o capitel e o anel medial, evidenciam uma leitura pouco esclarecida e algo grosseira do estilo que buscam emular.
Sílvia Leite
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Coruche - Vista geral

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt