Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pórtico do antigo Convento de São Francisco
Designação
DesignaçãoPórtico do antigo Convento de São Francisco
Outras Designações / PesquisasConvento de São Francisco / Convento de Nossa Senhora do Socorro / Pórtico do Convento (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Portal
TipologiaPortal
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Alcochete/São Francisco
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -São Francisco Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.731852-8.973135
DistritoSetúbal
ConcelhoAlcochete
FreguesiaSão Francisco
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
Edital de 29-12-1993 da CM de Alcochete
Despacho de homologfação de 3-08-1990 do Secretário de Estado da Cultura
Despacho de concordância de 26-07-1990 do presidente do IPPC
Despacho de concordância de 23-07-1990 do vice-presidente do IPPC
Parecer de 12-07-1990 da 9.ª Secção do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como VC
Proposta de classificação de 13-05-1987 da CM de Alcochete
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
O pórtico do antigo Convento de São Francisco insere-se atualmente na área urbana da freguesia que adotou o nome desta Ordem religiosa, tal era a importância deste imóvel na região. Hoje o único elemento que resta deste convento encontra-se ladeado a sul pela rua da Sociedade (pedonal) e, a norte, por um espaço aberto de domínio público composto por terreiro e área ajardinada na qual se localizava a antiga igreja e respetivo adro.
Este elemento patrimonial é a face visível do período de maior desafogo da instituição, verificada na segunda metade do século XVII e primeiras décadas do seguinte "altura em que teve maior número de frades" (VARGAS, 2004, p.67).
O pórtico compõe-se de tripla arcada de volta perfeita, secionada por pilares retangulares, sendo os arcos encimados por frontões triangulares em forma de cortina e rematados os laterais por pináculos e, o central, por uma cruz. Nos tímpanos e nas faces que separam os frontões, existem dez painéis de azulejos figurativos azuis e brancos do séc. XVIII saídos do ciclo lisboeta dos Grandes Mestres, sendo que seis deles representam membros ilustres da Ordem Franciscana e, os restantes, quatro emblemas alegóricos. Na face externa (sul) estão representados São Boaventura, São Francisco e São Luis e, na face interna (norte), São Pascoal do Baillon, São António e São Salvador d'Orta.
Em 2009 o conjunto de painéis de azulejos foi alvo de trabalhos de conservação e restauro da responsabilidade de Celso Mangucci e Assunção Zagalo.

História
Sabonha, como era chamada esta localidade durante o período medieval, chegou a ser uma das sedes do antigo concelho do Ribatejo tendo, no entanto, decaído em importância e acabando por ser integrada definitivamente no concelho de Alcochete em 1572. Será nessa época que surgirá no local uma nova fundação religiosa, neste caso dos frades franciscanos, ocupando o novo edifício dedicado a Nossa Senhora do Socorro, o que restava de uma antiga igreja com o Orago de Santa Maria, cujos vestígios foram detetados em 2005, durante uma intervenção arqueológica. Com a ocupação franciscana a povoação adquire um novo fôlego de tal forma que acabará mesmo por adotar o nome da Ordem.
Em 1834 a comunidade foi extinta como tantas outras no país e, quatro anos depois, o imóvel passa para a posse de um indivíduo de Alcochete, conhecido como Chapéu de Ferro, contando a lenda que a sua morte trágica ocorreu dentro do antigo convento quando se procedia ao seu desmantelamento para venda da pedra.
As festividades associadas ao espaço religioso também acabaram por se extinguir, referindo a documentação escrita que a festa anual decorria em 25 de março, dia da Anunciação de Nossa Senhora e que no 3º domingo de cada mês se realizava, no recinto do antigo convento, uma feira de gado e alfaias agrícolas, feira esta que terá subsistido até ao ano de 1900.
Paulo Fernandes/IPPAR/2003, atualizado por Maria Ramalho/DGPC/2016
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens15
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
O concelho de AlcocheteCOSTA, Eduardo Avelino Ramos daEdição1902Alcochete
O povo de Alcochete, Apontamentos históricos sobre a terra e o pessoalESTEVAM, JoséEdição1950Lisboa
Anais de Alcochete. Dados históricos desde o século XIIIESTEVAM, JoséEdição1956Lisboa
Edifícios e monumentos notáveis do concelho de AlcocheteGRAÇA, LuísEdição1998Lisboa
A vila de Alcochete e o seu concelhoNUNES, Luís SantosEdição1972Lisboa
Sabonha e S. FranciscoVARGAS, José ManuelEdição2004Alcochete
Igrejas e Capelas da Costa AzulDUARTE, Ana LuisaEdição1993Setúbal

IMAGENS

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - Painel de azulejos com a representação de S. Luís, alçado exterior (sul) após restauro. Assunção Zagalo, 2009.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - Painel de azulejos do alçado interior (norte) com representação de atributos após restauro. Assunção Zagalo, 2009.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - Painel de azulejos no alçado interior (norte) após restauro com a representação de S. Pascoal de Baillon. Assunção Zagalo, 2009.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - Painel de azulejos do alçado exterior (sul) após restauro com a representação de S. Francisco. Assunção Zagalo, 2009.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - Painel de azulejos alçado interior (norte) com representação de atributos após restauro . Assunção Zagalo, 2009.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - Painel de azulejos , alçado interior (norte) após restauro com a representação de S. António. Assunção Zagalo, 2009.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - Painel de azulejos do alçado interior (norte) após restauro com a representação de S. Salvador d'Horta. Assunção Zagalo, 2009.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - Painel de azulejos do alçado exterior (sul) após restauro com a representação do sol. Assunção Zagalo, 2009.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - Painel de azulejos do alçado exterior (sul) após restauro com a representação de S. Boaventura. Assunção Zagalo, 2009.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - fotografia do pórtico dos anos 80 do séc. XX.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - Imagem das escavações arqueológicas, local da antiga igreja de Stª Maria. Miguel Correia, 2004.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - Primeira gravura feita sobre o pórtico. In Eduardo Ramos, 1902.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - imagem do alçado interior (norte) após restauro. Assunção Zagalo, 2009.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - imagem do alçado exterior (sul) após restauro. Assunção Zagalo, 2009.

Pórtico do antigo Convento de São Francisco - painel de azulejos, alçado exterior (sul) com os atributos da Ordem, após restauro. Assunção Zagalo, 2009.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt