Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Edifício na Rua Nova da Avenida
Designação
DesignaçãoEdifício na Rua Nova da Avenida
Outras Designações / PesquisasEdifício na Rua Nova da Avenida, 13
Casa André Pilarte / Casa André Pillarte (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Tavira/Tavira (Santa Maria e Santiago)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Guilherme Gomes FernandesTavira Número de Polícia: 1
Rua Dom Marcelino FrancoTavira Número de Polícia:
Rua Nova da AvenidaTavira Número de Polícia: 13
LATITUDE LONGITUDE
37.125311-7.649433
DistritoFaro
ConcelhoTavira
FreguesiaTavira (Santa Maria e Santiago)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
De entre os novos arruamentos abertos para além das muralhas medievais deve salientar-se, na Ribeira, a Rua Nova Pequena desenhada no sentido poente-nascente a partir da antiga Praça da Ribeira, hoje Praça da República. Ora, é precisamente no topo dessa Rua Nova (atual Rua Alexandre Herculano) e portanto vis-à-vis do Arco e da fachada da Igreja da Misericórdia, que se situa a casa com frentes também para a antiga Rua Nova da Avenida (atual Rua Guilherme Gomes Fernandes, edifício n.º 1), também conhecida por "Casa de André Pilarte".
O edifício, que apresenta um formato trapezoidal com o lado mais pequeno voltado para o eixo da Rua Nova Pequena, ostenta nessa fachada uma notável janela de sacada renascentista moldurada com rebaixos sucessivos e fecho lavrado datável de 1530-60, certamente do risco de André Pilarte dadas as afinidades de estilo com a porta lateral da Igreja da Misericórdia e com a porta de comunicação da mesma igreja para a Sacristia. Uma grade dos fins do século XVIII, colocada neste vão, substitui a primitiva.
A casa mantém a estrutura construtiva do século XVI, embora, como a generalidade dos edifícios algarvios, tenha sido reconstruída depois do sismo de 1755, intervenção visível nos pormenores e acabamentos do interior e em alguns vãos exteriores que certamente vieram substituir os quinhentistas.
Do séc. XVI são assim visíveis três elementos dominantes: a janela de sacada, peça notável e hegemónica do edifício, um cunhal chanfrado e um cunhal de aresta viva, do lado oposto. O remate é constituído por uma cobertura de duas águas, estabelecendo um terceiro piso que se abre para um terraço na frente da casa. Este terraço, por sua vez, é debruado com cornija de "massa" à moda do século XVII, caiada a cinzento como é tradicional no Algarve.
No interior podem observar-se algumas paredes decoradas com marmoreado rosa do século XIX.
Estamos portanto perante uma casa Renascença remodelada nos séculos XVII, XVIII e XIX mas que, apesar de tudo mantém intacta a sua estrutura primitiva, sendo por isso um dos raros exemplos de arquitetura civil urbana quinhentista do Algarve.
Acresce ao valor intrínseco do imóvel, a sua integração num espaço urbano de notável qualidade arquitetónica em que se deve salientar todo o conjunto de telhados de tesouro da Rua Nova Pequena, uma casa com janelas manuelinas na mesma rua, um prédio com janelas de recorte setecentista na Corredoura, a Igreja da Senhora das Ondas, antigo Compromisso Marítimo, com estruturas manuelinas ainda visíveis e um prédio aparatoso dos finais do século passado, na Rua da Caridade, que serviu de pousada aos Reis D. Carlos e D. Amélia na sua visita oficial à cidade em 1897.


História
Tavira mantém ainda hoje valores notáveis da Arquitetura do Renascimento de que a Igreja da Misericórdia é o melhor testemunho. Construída em 1541 por um mestre pedreiro Tavirense, hoje identificado como André Pilarte, esta igreja representou, sem dúvida, um foco irradiante do novo gosto não só na cidade, como em todo o Algarve. Infelizmente, da arquitetura civil deste período pouco mais resta do que este edifício da Rua Nova a qual acusa, a nível estilístico, pontos de contacto com a obra da Misericórdia.
Em 2005 a Câmara Municipal de Tavira procedeu a obras de reabilitação do imóvel, sendo este habitualmente usado para atividades culturais.
IPPAR/2003. Atualizado por Maria Ramalho/DGPC/2016
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens12
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Edifício na Rua Nova da Avenida - Tavira (casa André Pilarte) - Fachada principal, 2006.

Edifício na Rua Nova da Avenida em Tavira - Vista geral, 2006.

Edifício na Rua Nova da Avenida em Tavira (casa André Pilarte) - Fachada lateral esquerda e edifício anexo, 2009.

Edifício na Rua Nova da Avenida em Tavira (casa André Pilarte) - decoração interior. C.M.Tavira, 2009.

Localização do edifício na Rua Nova da Avenida em Tavira (casa André Pilarte), C.M.Tavira, 2014.

Edifício na Rua Nova da Avenida em Tavira (casa André Pilarte), C.M.Tavira, 2012.

Edifício na Rua Nova da Avenida em Tavira (casa André Pilarte) - decoração interior. C.M.Tavira, 2009.

Edifício na Rua Nova da Avenida (André Pilarte) em Tavira - cunhal e antigo portal quinhentista entaipado. Maria Ramalho, 2018.

Edifício na Rua Nova da Avenida (André Pilarte) em Tavira - cunhal e antigo portal quinhentista posteriormente entaipado. Maria Ramalho, 2018.

Edifício na Rua Nova da Avenida (André Pilarte) em Tavira. Maria Ramalho, 2018.

Edifício na Rua Nova da Avenida (André Pilarte) em Tavira - fachada Norte. Maria Ramalho, 2018.

Edifício na Rua Nova da Avenida (André Pilarte) em Tavira - fachada principal (Este). Maria Ramalho, 2018.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt