Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa na Rua Nova, 20-22 (propriedade do Dr. José António Raposo Semedo)
Designação
DesignaçãoCasa na Rua Nova, 20-22 (propriedade do Dr. José António Raposo Semedo)
Outras Designações / PesquisasCasa do Morgado / Casa na Rua Nova, 20-22 (actual 24 ?) / Casa na Rua Nova, n.º 24 (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Edifício
TipologiaEdifício
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Castelo de Vide/Santa Maria da Devesa
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua NovaCastelo de Vide Número de Polícia: 24
LATITUDE LONGITUDE
39.41668-7.455507
DistritoPortalegre
ConcelhoCastelo de Vide
FreguesiaSanta Maria da Devesa
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada na Rua Nova, uma das principais artérias da vila de Castelo de Vide, esta casa é uma habitação de tipologia barroca, cuja estrutura acompanha o acentuado declive do terreno do arruamento.
O edifício desenvolve-se numa planta irregular, apresentando a fachada principal dividida em três pisos. O frontispício é marcado pela abertura regular de janelas, destacando-se no piso térreo o portal de cantaria, com moldura retangular rematada por frontão de volutas emoldurando ao centro uma concha com palmas. No segundo registo contam-se quatro janelas de sacada com varandim de ferro e entablamento superior, às quais se sobrepõem no último piso outras quatro janelas, de peito. Estes dois registo são separados por friso entablamento de pedra com friso pintado de vermelho.
No interior existiam, na disposição original, a cavalariça e a adega da cave, ao nível do piso térreo, erguendo-se na zona da entrada uma escadaria com voluta e arco em granito, que permite o acesso aos pisos superiores onde se distribuem inúmeros compartimentos, entre os quais se distingue a capela privada da casa, com abóbada pintada e altar.
História
No século XIV a vila de Castelo de Vide desenvolveu-se em torno de dois polos, a Fonte da Vila e a Devesa, onde se localiza a Igreja de Santa Maria da Devesa. A primeira, que abastecia os moradores do castelo pelo menos desde o século XIV, situa-se sensivelmente ao centro do Largo Dr. José Frederico Laranjo, e liga-se à entrada das muralhas através da Rua da Fonte, que progressivamente foi ficando ladeada de casas, integrando a Judiaria nos séculos XIV e XV. A Fonte constitui o ponto gerador do sistema urbano radial (em blocos triangulares e em concha) que se observa nas cinco ruas em seu redor. Uma dessas artérias, a Rua Nova, desemboca na Devesa, onde se começou a construir, em 1349 e a partir de uma ermida pré-existente, a igreja matriz dedicada a Santa Maria da Devesa (BICHO, 1999; JORGE, 1991).
Esta habitação, que à data da sua classificação ocupava os números 20 e 22, e que hoje corresponde ao número 24, foi edificada possivelmente na segunda metade do século XVII, permanecendo desconhecido o seu historial.
O edifício foi classificado como de interesse municipal em 1977.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPFonte da Vila
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Casa na Rua Nova, 20-22 em Castelo de Vide - Fachada principal

Casa na Rua Nova, 20-22 em Castelo de Vide - Entrada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt