Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Edifício na Praça da República (onde funcionou o Café Arcadas)
Designação
DesignaçãoEdifício na Praça da República (onde funcionou o Café Arcadas)
Outras Designações / PesquisasEdifício na Praça da República / Café Arcadas / Sede da Junta de Turismo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Edifício
TipologiaEdifício
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Mafra/Ericeira
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça da RepúblicaEriceira Número de Polícia:
Rua Dr. Eduardo BurnayEriceira Número de Polícia:
Rua Prof. Jorge FialhoEriceira Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.962951-9.416889
DistritoLisboa
ConcelhoMafra
FreguesiaEriceira
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Declaração de Rectificação n.º 10-E/96, DR, I Série-B, n.º 127, de 31-05-1996 (rectificou o nome da Rua) (ver Declaração)
Decreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
Edital N.º 313/85 de 8-10-1985 da CM de Mafra
Despacho de homologação de 27-07-1985 do Ministro da Cultura
Despacho de concordância de 18-07-1985 do vice-presidente do IPPC
Parecer de 11-07-1985 do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como VC
Em 1-02-1985 a CM de Mafra enviou documentação para instrução do processo de classificação
Em 19-09-1983 foi solicitado à CM de Mafra o envio de documentação para instrução do processo de classificação
Proposta de classificação de 21-06-1983 da CM de Mafra, após deliberação camarária de 8-06-1983
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
O edifício onde funcionou o célebre Café Arcadas implanta-se no centro da Ericeira encontrando-se, a sua fachada principal, virada ao largo mais importante da vila, a Praça da República, espaço que ainda hoje é mais conhecido como "Jogo da Bola".
Construído no século XIX em data incerta, destinando-se no início possivelmente a habitação, cedo a sua privilegiada localização determinou que passasse a desempenhar outras funções.
O imóvel apresenta uma planta retangular de volumetria uniforme sensivelmente paralelepipédica, com cobertura em telhado de quatro águas, munido de mansarda com janela e cobertura em telhado de três águas. A fachada virada a Norte, de embasamento direto, apresenta-se dividida em dois registos: primeiro andar rasgado por porta axial ladeada por duas janelas; segundo registo ritmado por três vãos de janela colocados a eixo dos vãos inferiores. O remate superior, por sua vez, é em cornija sobre a qual assenta o beirado. O alçado Este apresenta-se dividido em dois panos, sendo o primeiro recuado e o segundo rasgado em ambos os registos por sequência de cinco vãos de janela equidistantes. O alçado Oeste é dominado pela presença de um corpo avançado, dividido em dois registos: primeiro registo composto por galeria de circulação rasgado, sucessivamente, por vãos em ângulo reto; segundo registo com loggia coberta por alpendre com telhado de três águas assente sobre colunas. Relativamente ao alçado Sul, este apresenta-se flanqueado por outra construção.
Pela sucessão de funções e campanhas construtivas o edifício foi bastante alterado não preservando, no seu interior, praticamente nada de original, excetuando-se a colunata de pendor neoclássico em mármore róseo que sustenta um elegante teto de caixotões, marca do requinte arquitetónico de meados do século XX. O andar superior foi também profundamente reformulado dando lugar a um espaço amplo, hoje adaptado a galeria de exposições temporárias.
História
O edifício do antigo café é um dos mais característicos da Ericeira pela carga simbólica que adquiriu ao longo do século XX, ficando sobretudo conhecido, a partir da década de 20, no momento em que abriu portas como Cervejaria Lopes, ao tempo impulsionada por Manuel Lopes Matias. Pouco tempo depois o edifício transita para a posse de António Cardoso que o transformou em café "Bijou-Arcada". O cosmopolitismo que esta nova designação pretendia conferir ao espaço deu os seus frutos, sobretudo durante a gerência de um antigo emigrante no Brasil, Guilherme Miranda e, até à década de 50, o imóvel foi um dos locais de paragem obrigatória, sede da vivência social ericeirense, lugar de encontro da oposição democrático-republicana e palco para cafés-concertos, bailes e outros espetáculos, a que não faltou mesmo uma máquina automática de discos.
Entre os anos 70 e 80, passado já o período de maior fulgor, o espaço albergou a Cooperativa Abastecedora de Leite UCAL começando, pouco depois, a ameaçar ruina. Sujeito a obras de restauro por iniciativa da autarquia, reabriu no ano 2001 como posto de turismo local e galeria de exposições, funcionalidades que mantém na atualidade.
Maria Ramalho/DGPC/2015. Colaboração de Ana Pagará / Paulo Almeida Fernandes e Maria do Carmo Almeida / Câmara Municipal de Mafra
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Breve historial do antigo Café Bijou-Arcada (Ericeira)CARÉ JÚNIOR, JoséEdição1999Mafra

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt