Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Montalvão, com todo o seu recheio
Designação
DesignaçãoIgreja de Montalvão, com todo o seu recheio
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de Montalvão / Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Nisa/Montalvão
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- ?Montalvão Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.595669-7.526887
DistritoPortalegre
ConcelhoNisa
FreguesiaMontalvão
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaA classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Dedicada a Nossa Senhora das Graças, a Igreja de Montalvão situa-se no centro desta localidade do concelho de Nisa.
O edifício do templo desenvolve-se numa planta longitudinal, com corpo central ladeado por duas torres sineiras junto à entrada, espaço saliente do lado do Evangelho e capela-mor diferenciada.
A fachada, em empena, é mais larga do que alta, facto ainda mais evidenciado pelas torres que a ladeiam e se elevam bem acima da linha dos telhados. Ambas as torres exibem um modelo semelhante, um prisma de acentuada verticalidade, com pano murário quase cego, apenas rasgado pela sineira superior, marcado lateralmente por elementos do aparelho de pedra visíveis e remate em coruchéu.
Ao centro do frontispício rasga-se o portal principal, inscrito em gablete de remate triangular, com arco de volta perfeita formado por arquivoltas triplas que assentam em colunelos com capitéis de folhagens. É sobrepujado por um óculo mais recente, e flanqueado por duas frestas.
No interior, o espaço divide-se em três naves separadas por cinco arcos de volta perfeita, assentes sobre colunas. A arca sob o coro é mais baixa que a restante.
A capela-mor apresenta teto em caixotões e, ao centro, um retábulo de talha polícroma numa composição que recorda os modelos proto-barrocos, mas que parece ter sido alterado e repintado. Quanto aos restantes altares, os dois colaterais são de talha dourada barroca e, na nave, ganha especial interesse uma capela seiscentista, aberta por arco de volta perfeita inscrito numa estrutura de pilastras e entablamento em granito, e um outro retábulo em mármore de Estremoz, já do século XVIII.
História
A paróquia de Montalvão pertenceu, nos seus primórdios, à Diocese de Évora, onde se manteve até 1260, ano em que passou a estar anexada à diocese da Guarda. O templo que hoje se ergue no centro da povoação terá sido fundado entre os anos finais do século XIII e as primeiras décadas do século XIV. O portal principal é o único elemento que subsiste da edificação primitiva.
Nas centúrias seguintes, a igreja tornou-se comenda da Ordem de Cristo, tendo sido definitivamente integrada na Diocese de Portalegre em 1549. Na época moderna, o edifício foi objeto de várias campanhas de ampliação e decoração, durante as quais se edificaram as torres, a capela-mor, ou os retábulos.
Já no século XX, outras intervenções, certamente de consolidação e restauro, alteraram a estrutura de apoio quer das naves laterais quer do coro. Em 1977, a Igreja de Montalvão foi classificada como de interesse municipal.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. I (Distrito de Portalegre)KEIL, LuísEdição1943Lisboa

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt